Exames de sangue para diagnóstico do câncer de timo
Os exames de sangue não são realizados para diagnosticar os timomas, mas podem ser úteis em algumas situações. Por exemplo, podem ser realizados para avaliar determinados anticorpos no sangue de pessoas que podem portar desordens autoimunes como a miastenia gravis. Outros exames de sangue podem ser feitos para garantir que a massa no tórax não é um tumor de células germinativas ou se faz parte da glândula tireoide.
Se um timoma é diagnosticado, a contagem das células sanguíneas e exames bioquímicos são realizados para avaliar o estado geral de saúde do paciente, especialmente se estiver programada uma cirurgia. Além disso, também serão realizados exames para miastenia gravis, porque em caso de presença da doença podem ocorrer complicações com a anestesia durante a cirurgia.
Os pacientes em quimioterapia também realizam exames de sangue regulares para garantir que os medicamentos não estão produzindo efeitos indesejados na medula óssea, rins ou outros órgãos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 04/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.