Exames de Sangue para Diagnóstico do Câncer de Vesícula Biliar
Alguns exames de sangue podem auxiliar no diagnóstico do câncer de vesícula:
- Exames da função hepática e da vesícula biliar
O médico pode solicitar exames de laboratório para determinar a quantidade de bilirrubina presente no sangue. A bilirrubina é uma substância química que dá a coloração amarela à bile. Problemas na vesícula biliar ou doenças hepáticas podem aumentar o nível de bilirrubina no sangue. O nível elevado de bilirrubina mostra ao médico que pode haver alguma doença na vesícula biliar ou no fígado.
O médico também pode solicitar exames para outras substâncias presentes no sangue, como fosfatase alcalina, albumina, AST, ALT e GGT, que também podem estar alteradas caso você tenha algumas doença no fígado ou na vesícula biliar.
- Marcadores tumorais
O CEA e o CA 19-9 são marcadores tumorais (proteínas encontradas no sangue quando certos cânceres estão presentes). Altos níveis dessas substâncias podem ser muitas vezes encontrados em pessoas com câncer de vesícula biliar avançado. Esses marcadores não são específicos para o câncer de vesícula biliar, ou seja, outros tipos de câncer ou mesmo algumas outras doenças podem provocar níveis elevados desses marcadores.
Os níveis dos marcadores são úteis para mostrar a resposta do paciente ao tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de Sobrevida para Câncer de Vesícula Biliar
- Laparoscopia para Câncer de Vesícula Biliar
- Detecção Precoce do Câncer de Vesícula Biliar
- Estadiamento do Câncer de Vesícula Biliar
- Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Vesícula Biliar
- Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Vesícula Biliar
- Sinais e Sintomas do Câncer de Vesícula Biliar