Exames de sangue para diagnóstico do linfoma de Hodgkin
Os exames de sangue determinam as quantidades de certos tipos de células e substâncias químicas presentes. Não são usados para diagnosticar o linfoma, mas, às vezes, ajudam no estadiamento da doença.
As células do linfoma de Hodgkin não aparecem no sangue, mas o hemograma completo pode ocasionalmente revelar sinais da doença. A anemia pode ser um sinal de doença de Hodgkin avançada. Uma contagem elevada de células brancas do sangue é outro sinal possível, embora também possa ser causada por uma infecção.
Outro exame chamado de velocidade de hemossedimentação pode ajudar a saber a existência de inflamação no corpo embora não de forma específica.
Pelos exames de sangue também podem ser verificadas as funções hepática e renal, e ainda procurar sinais que a doença possa ter atingido os ossos.
O médico também pode sugerir outros exames de sangue para procurar sinais de determinadas infecções, como exames para HIV e hepatite B e C.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para linfoma de Hodgkin
- Detecção precoce do linfoma de Hodgkin
- Estadiamento do linfoma de Hodgkin
- Exames de imagens para diagnóstico do linfoma de Hodgkin
- Exames da função cardíaca e pulmonar para linfoma de Hodgkin
- Biópsia do linfoma de Hodgkin
- Sinais e sintomas do linfoma de Hodgkin