Exames de sangue para diagnóstico do linfoma de pele
Os exames de sangue determinam as quantidades de certos tipos de células e substâncias químicas presentes nela. Eles não são usados para diagnosticar o linfoma, mas às vezes podem ajudar no estadiamento da doença.
- Hemograma completo. Este exame mede os diferentes níveis de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O hemograma é, muitas vezes, feito com um diferencial que determina o número de diferentes tipos de glóbulos brancos. Os pacientes com síndrome de Sézary podem ser diagnosticados por esse diferencial.
- Bioquímica sanguínea. Esse exame analisa o funcionamento dos rins e do fígado.
- Se o linfoma for diagnosticado, podem ser solicitados outros exames de sangue, como a lactato desidrogenase (LDH). Os níveis de LDH estão geralmente elevados em pacientes com linfoma generalizado.
- Para alguns tipos de linfoma ou dependendo do tipo de tratamento em uso, pode ser indicada a realização de exames para verificar a infecção por vírus, como o vírus da hepatite B, vírus linfotrópico de células T humanas ou o vírus da imunodeficiência humana, que podem afetar o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.