Exames de sangue para diagnóstico do tumor de Ewing
Não existem exames de sangue que possam ser utilizados para diagnosticar os tumores de Ewing. Mas, alguns testes podem ser úteis uma vez que o diagnóstico tenha sido realizado.
O hemograma completo determina os níveis de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas no sangue. Um hemograma com resultados alterados no momento do diagnóstico pode sugerir que a doença se disseminou para a medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas.
O exame de sangue que avalia os níveis da enzima desidrogenase lática (LDH), geralmente, é realizado no momento do diagnóstico. Um nível elevado de LDH tem sido associado com maior agressividade do tumor, o que indica que a doença pode ser mais difícil de ser tratada.
Os exames de sangue convencionais são, muitas vezes, realizados para verificar o estado de saúde geral do paciente, tanto antes, especialmente antes da cirurgia, como durante o tratamento, como a quimioterapia, para diagnosticar possíveis problemas ou efeitos colaterais. Esses exames podem incluir um hemograma completo para monitorar a função da medula óssea e bioquímica sanguínea para avaliar o funcionamento do fígado e dos rins.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.