Exames para diagnóstico do câncer de rim
Os exames normalmente realizados para o diagnóstico do câncer de rim são:
- Hemograma completo. É um exame que analisa as diferentes células no sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Este exame se encontra frequentemente alterado em pessoas com câncer de células renais. Anemia é um sintoma comum nesses pacientes. Às vezes, também é possível observar altos níveis de plaquetas ou de neutrófilos, que são um tipo de glóbulo branco.
- Bioquímica sanguínea. A análise da química sanguínea para a investigação do câncer de rim é feita porque o tumor pode afetar os níveis de determinados produtos químicos no sangue. Por exemplo, às vezes são encontrados altos níveis de cálcio, lactato desidrogenase ou enzimas hepáticas.
- Exame de urina. O exame de urina é realizado como parte de exames médicos de rotina. É provável que seja um dos primeiros exames a serem feitos se existe a suspeita de câncer de rim.
- Citologia da urina. Se um exame de imagem mostrar que uma pessoa tem um tumor na pelve renal (parte do meio do rim, próximo ao ureter), é solicitada citologia de urina para verificar a presença de células cancerígenas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.