Exames para diagnóstico do câncer de vulva
Se o câncer de vulva é diagnosticado, mais alguns exames serão solicitados para definir o estadiamento da doença. Se a biópsia confirmar o câncer de vulva, você será encaminhada a um oncologista ginecológico, que realizará um exame físico completo para avaliar seu estado geral de saúde, examinará seus linfonodos da região da virilha, para verificar se existem sinais de disseminação da doença. Dependendo do resultado da biópsia, outros exames poderão ser solicitados para determinar se a doença se disseminou para outras regiões do corpo.
Os principais exames realizados para o diagnóstico do câncer de vulva são:
- Cistoscopia. Este exame utiliza um tubo iluminado em sua extremidade para verificar o revestimento interior da bexiga. Este procedimento pode ser realizado com anestesia local, mas algumas pacientes podem necessitar de anestesia geral.
- Proctoscopia ou sigmoidoscopia rígida. Consiste em uma inspeção visual do reto usando um endoscópio. Alguns casos avançados de câncer de vulva podem se disseminar para o reto. Todas as áreas suspeitas são biopsiadas.
- Exame pélvico sob anestesia. Isto permite um exame mais completo para avaliar melhor o quanto a doença se disseminou para outros órgãos internos da região pélvica.
- Exames de sangue. O médico também pode solicitar alguns exames de sangue para saber o estado de saúde geral da paciente e o funcionamento de determinados órgãos, como fígado e rins.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/07/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.