[EXECUTIVO] Medicamento para Câncer de Pulmão é aprovado no país
O que houve?
Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o medicamento Xalkori (crizotinibe), da Pfizer, indicado para o tratamento de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado que seja positivo para quinase de linfoma anaplásico (ALK). Este tipo de câncer acomete geralmente pessoas não fumantes, em uma faixa etária mais jovem do que aquela usualmente afetada pelo câncer de pulmão.
E agora?
Diante do registro pela ANVISA, o medicamento Xalkori (crizotinibe) poderá ser comercializado no Brasil. Isso, contudo, não garante que o paciente com câncer do SUS ou beneficiário de plano de saúde terá acesso imediato a essa terapia. No caso do SUS, é necessário que haja uma avaliação por parte do Ministério da Saúde e, nos planos de saúde, por se tratar de uma terapia oral, a ANS já sinalizou que novas inclusões no rol só ocorrerão a partir de janeiro de 2018.
Advocacy
O Instituto Oncoguia, através de seu Núcleo de Advocacy, vinha cobrando mais agilidade da ANVISA no processo de registro do medicamento, haja vista sua importância no combate do câncer de pulmão. Nesse sentido, em 2014 e 2015, o Instituto Oncoguia, com base em parecer elaborado pelo seu Comitê Científico, encaminhou à ANVISA ofícios com o posicionamento da instituição e os estudos mundialmente aceitos pela comunidade científica que justificavam e embasavam o registro do Xalkori (crizotinibe), destacando, inclusive, a urgência em se aprovar o medicamento.
Importante mencionar que o Núcleo de Advocacy do Instituto Oncoguia desenvolve três importantes iniciativa que pretendem contribuir para garantia de acesso do paciente aos mais eficientes tratamentos (tanto no SUS como no plano de saúde). Veja mais sobre essas iniciativas: