Exercícios após a Cirurgia do Câncer de Mama
Durante o tratamento do câncer de mama, muitas mulheres acabam precisando fazer algum tipo de cirurgia, como:
- Biópsia da mama.
- Biópsia ou retirada dos linfonodos.
- Cirurgia conservadora da mama.
- Mastectomia.
- Reconstrução mamária.
Qualquer um desses procedimentos pode afetar os movimentos do braço e ombro, bem como a realização das atividades diárias, como se vestir, tomar banho e pentear os cabelos.
Independente do tipo de procedimento cirúrgico realizado, a prática de exercícios físicos após a cirurgia ajuda a restabelecer os movimentos e a recuperar a força no braço e no ombro. Auxilia, também, na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço.
Se a paciente fez radioterapia após a cirurgia, os exercícios são ainda mais importantes para ajudar a manter o braço e o ombro flexíveis. A radioterapia pode afetar o braço e o ombro muito tempo após o término do tratamento. Por isso, é importante desenvolver a prática regular de exercícios para manter a mobilidade dos braços e ombros após tratamento radioterápico para o câncer de mama.
Os exercícios abaixo são cuidadosamente programados para mulheres que fizeram a cirurgia de câncer de mama. Converse com seu médico sobre quais são indicados para você e o momento ideal para começar a fazê-los. Não inicie nenhum desses exercícios sem falar primeiro com seu médico.
A semana após a cirurgia
As dicas e exercícios abaixo devem ser feitas de 3 a 7 dias após a cirurgia. Mas lembre-se: só inicie a prática dos exercícios após a autorização do seu médico!
- Faça suas atividades diárias normalmente com o braço do lado da cirurgia: se pentear, tomar banho, se vestir e comer.
- Com o braço elevado na posição acima do nível do coração, abra e feche a mão de 15 a 25 vezes. Em seguida, flexione e estenda seu cotovelo várias vezes. Você também pode flexionar o cotovelo e tocar o ombro do mesmo lado algumas vezes, depois faça isso do lado oposto algumas vezes. Além disso, você pode levantar os braços até a altura dos ombros ou até onde for possível, sem puxar os drenos, e abaixá-los novamente algumas vezes. Repita 3 a 4 vezes ao dia. Este exercício ajuda a reduzir o inchaço através do bombeamento do líquido linfático do braço.
- Pratique exercícios de respiração profunda (usando o diafragma) pelo menos 6 vezes ao dia. Deite de costas e respire lenta e profundamente. Inspire o máximo de ar que puder enquanto tenta expandir o peito e o abdome. Relaxe e expire. Repita isso 4 ou 5 vezes. Este exercício ajudará a manter o movimento normal do tórax, facilitando o funcionamento dos pulmões. Faça exercícios de respiração profunda com frequência.
Dicas gerais para os exercícios
Os exercícios descritos aqui podem ser iniciados assim que seu médico autorizar, o que geralmente ocorre dentro de uma semana após a cirurgia.
Aqui estão algumas coisas para se ter em mente após a cirurgia de câncer de mama:
- Você poderá sentir um aperto na mama e axila após a cirurgia. Isso é normal, e diminuirá conforme você faz seus exercícios.
- Muitas mulheres sentem formigamento, dormência ou dor na parte posterior do braço e/ou na parede torácica. Isso ocorre porque a cirurgia pode irritar alguns nervos. Essa sensação tende a aumentar algumas semanas após a cirurgia, mas continue seus exercícios normalmente a menos que você perceba que está piorando.
- Experimente fazer os exercícios após um banho quente, quando os músculos estão quentes e relaxados.
- Use roupas confortáveis ao fazer os exercícios.
- Faça os exercícios lentamente até sentir um estiramento suave. Mantenha cada trecho no final do movimento e conte lentamente até 5. É normal sentir puxar enquanto estica a pele e os músculos que foram afetados pela cirurgia. Não faça movimentos bruscos durante os exercícios. Você não deve sentir dor, apenas alongamento suave.
- Tente fazer cada exercício corretamente. Repita cada um de 5 a 7 vezes.
- Faça os exercícios duas vezes por dia até recuperar a flexibilidade normal.
- Procure respirar profundamente, de dentro para fora, a cada exercício.
- Inicie os exercícios deitada, mova-se para a posição sentada e finalize-os em pé.
A seguir alguns exercícios mais comuns que você pode fazer após a cirurgia da mama. Fale com seu médico e veja quais são os mais adequados para você. Não inicie nenhum desses exercícios sem antes conversar com seu médico.
Exercícios com o bastão
Este exercício aumenta a sua capacidade de mover os ombros para a frente. Você precisará de um cabo de vassoura, ou outro objeto tipo bastão. Deite de costas com os joelhos flexionados e os pés no chão.
- Segure o bastão na sua barriga com as 2 mãos e as palmas voltadas para cima.
- Levante o bastão com os braços esticados, na medida do possível. Use seu braço não operado para ajudar a levantar o bastão até sentir um tipo de estiramento no braço do lado operado.
- Segure por 5 segundos.
- Abaixe os braços e repita 5 a 7 vezes.
Exercícios com o cotovelo
Este exercício aumenta o movimento na parte anterior do peito e ombro. Deite de costas com os joelhos flexionados e os pés no chão.
- Feche as mãos atrás do pescoço com os cotovelos apontando para o teto.
- Mova os cotovelos para fora e para baixo em direção ao chão.
- Repita de 5 a 7 vezes.
Alongamento em lâmina do ombro
Este exercício aumenta o movimento do ombro.
- Sente-se numa cadeira perto de uma mesa e encoste suas costas na cadeira.
- Coloque o braço não operado na mesa com o cotovelo curvado e a palma para baixo. Não mova este braço durante o exercício.
- Coloque o braço operado na mesa, a palma para baixo, com o cotovelo reto.
- Sem mover o tronco, deslize o braço operado para frente, em direção ao lado oposto da mesa. Você deve sentir seu ombro se mover enquanto você faz isso.
- Relaxe o braço e repita de 5 a 7 vezes.
Apertando em lâmina o ombro
Este exercício também aumenta o movimento do ombro.
- Sente-se numa cadeira em frente a um espelho. Não apoie as costas na cadeira.
- Seus braços devem estar ao seu lado com os cotovelos flexionados.
- Aperte suas omoplatas juntas, colocando os cotovelos atrás de você. Mantenha seus ombros nivelados conforme você faz isso. Não levante os ombros.
- Volte para a posição inicial e repita esse exercício de 5 a 7 vezes.
Curvas para o lado
Este exercício aumenta o movimento do tronco e do corpo.
- Sente-se numa cadeira e coloque as mãos na sua frente. Levante os braços lentamente sobre a cabeça, esticando-os.
- Quando seus braços estiverem sobre a sua cabeça, incline seu tronco para a direita, mantendo os braços sobre a cabeça.
- Volte para a posição inicial e incline seu tronco para a esquerda.
- Repita de 5 a 7 vezes.
Alongamento da parede torácica
Este exercício alonga o peito.
- Fique de frente para uma quina com os dedos dos pés afastados de 20 a 30 cm da parede.
- Flexione os cotovelos e coloque os antebraços na parede, um de cada lado. Seus cotovelos devem estar o mais próximo possível da altura dos ombros.
- Mantenha seus braços e pés no lugar e mova seu peito em direção à quina. Você sentirá como se estivesse esticando seu peito e ombros.
- Volte para a posição inicial e repita de 5 a 7 vezes.
- A imagem mostra o alongamento de ambos os lados ao mesmo tempo, mas você pode fazer primeiro o lado direito e depois o esquerdo se achar mais confortável.
Alongamento do ombro
Este exercício aumenta sua mobilidade no ombro.
- Fique de frente para a parede com os dedos dos pés afastados de 20 a 30 cm da parede.
- Coloque as mãos na parede. Use os dedos das mãos para "subir a parede", alcançando o máximo que puder até sentir um se fosse um estiramento.
- Volte para a posição inicial e repita de 5 a 7 vezes.
- A imagem mostra os dois braços ao mesmo tempo, mas talvez seja mais fácil levantar um de cada vez.
Após a cirurgia
Comece a exercitar-se lentamente e vá aumentando o ritmo. Pare de se exercitar e fale com seu médico imediatamente se você:
- Se sentir fraca ou começar a perder o equilíbrio.
- Aumentarem as dores ou outras sensações estranhas no braço.
- Sentir dor ou sensações estranhas no braço.
- Tiver dores de cabeça, tonturas, visão turva, ou formigamento nos braços ou na mama.
- Apresentar inchaço ou piorar um já existente.
O exercício é importante para manter seus músculos e corpo saudáveis, mas também é importante que o exercício seja seguro. Converse com seu médico sobre o tipo certo de exercícios para você e, em seguida, defina metas para aumentar seu nível de atividade física.
Outros tipos de exercício
O exercício para ajudar a melhorar a capacidade aeróbica (coração-pulmão) também é importante. Há evidências de que a ginástica e a perda de peso podem até reduzir o risco de que alguns tipos de câncer voltem após o tratamento. Converse com seu médico sobre a realização de exercícios físicos durante e após o tratamento do câncer de mama.
Outros exercícios são projetados para reduzir o risco de linfedema ou inchaço no braço do lado que você fez a cirurgia. Os exercícios mostrados aqui são principalmente projetados para recuperar a amplitude de movimento (flexibilidade) do braço e do ombro. Converse com seu médico sobre o seu risco de desenvolver linfedema e como reduzir esse risco.
Os exercícios de fortalecimento são recomendados como parte do programas de exercícios regulares para melhorar a saúde. Estes não são iniciados até 4 a 6 semanas após a cirurgia e devem ser adaptados à sua condição médica. O melhor começar esses exercícios sob a supervisão de um fisioterapeuta, para ter certeza de que você está fazendo os exercícios corretamente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Tratamento do Câncer de Mama Inflamatório
- Tratamento do Câncer de Mama Triplo-Negativo
- Imunoterapia para Câncer de Mama
- Tratamento do Câncer de Mama por Estágio
- O que esperar da Cirurgia de Reconstrução Mamária
- Mastectomia para Câncer de Mama
- Tratamento do Câncer de Mama durante a Gravidez
- Terapia Alvo para Câncer de Mama
- Preparando-se para a Cirurgia de Reconstrução Mamária
- Radioterapia para Câncer de Mama
- Quimioterapia para Câncer de Mama
- Hormonioterapia para Câncer de Mama
- Converse com o Cirurgião sobre a Reconstrução Mamária
- Alternativas à Reconstrução Mamária
- Opções de Reconstrução Mamária
- Biópsia do Linfonodo Sentinela para Câncer de Mama
- Cirurgia para Câncer de Mama
- Cirurgia Conservadora da Mama
- Cirurgia de Reconstrução Mamária