Fatores de crescimento para tratamento da leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
Os fatores de crescimento hematopoiético são substâncias semelhantes a hormônios que estimulam a medula óssea a produzir células sanguíneas. Essas substâncias são produzidas naturalmente no corpo, mas os pesquisadores descobriram uma forma de produzi-los em grandes quantidades. Isso permite que os pacientes recebam esses fatores em doses maiores do que seriam produzidos pelo organismo. Os fatores de crescimento geralmente são administrados por injeções subcutâneas.
A diminuição das taxas sanguíneas provoca muitos dos sintomas em pacientes com leucemia mielomonocítica crônica (LMMC) e os fatores de crescimento ajudam a normalizar as taxas sanguíneas a níveis mais normais.
A eritropoietina, um fator de crescimento que promove a produção de glóbulos vermelhos, pode evitar a transfusão de sangue em alguns pacientes. Às vezes, a eritropoietina é administrada junto com um fator de crescimento para glóbulos brancos (G-CSF, neupogen ou filgrastim) para melhorar a resposta do paciente à eritropoietina. A darbepoetina é uma forma de ação prolongada de eritropoietina, que atua da mesma maneira, mas pode ser administrada com menor frequência.
O oprelvekin, um novo medicamento, pode ser utilizado para estimular a produção de plaquetas. Esse medicamento aumenta o número de plaquetas em alguns pacientes com LMMC por um determinado tempo, no entanto, depois voltam a diminuir. Para a maioria dos pacientes, esse medicamento não é muito útil.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Abordagem geral do tratamento da leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
- Transplante de células-tronco para leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
- Cirurgia para leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
- Radioterapia para leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
- Quimioterapia para leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
- Terapia de suporte para pacientes com leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)