Fatores de risco da leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores como fumar, podem ser controlados, enquanto, outros, como histórico pessoal, idade ou histórico familiar, não podem ser alterados. Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com leucemia mielomonocítica crônica tem algum fator de risco, é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Existem poucos fatores de risco conhecidos para a leucemia mielomonocítica crônica (LMMC):
- Idade. O risco de LMMC aumenta com a idade, sendo rara em pessoas com menos de 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em pessoas com mais de 60 anos.
- Gênero. A LMMC é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.
- Tratamento prévio de câncer. O tratamento prévio com quimioterapia parece aumentar o risco de LMMC. Entretanto, esse risco, após um tratamento quimioterápico, não é tão alto quanto o risco de outras doenças hematológicas, como as síndromes mielodisplásicas e a leucemia mieloide aguda.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.