Fatores de Risco e Causas de Câncer em Adolescentes
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco.
Em adultos, muitos tipos de câncer estão ligados a fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, excesso de peso, não ter uma dieta saudável, não praticar exercícios e alcoolismo. As exposições ambientais, como ao radônio, poluição do ar, produtos químicos ocupacionais, exposição às radiações provenientes de exames e tratamentos médicos, também desempenham um papel importante em alguns tipos de câncer do adulto. Esses fatores de risco normalmente levam muitos anos para manifestar-se e aumentar o risco de câncer, portanto eles não têm um papel preponderante no câncer infantil e em adolescentes.
O câncer ocorre como resultado de mutações em genes dentro de nossas células. Os genes, que são feitos do DNA, controlam quase tudo que nossas células fazem. Alguns genes contêm instruções para controlar quando as células crescem, se dividem e morrem. Alterações nesses genes podem levar as células a crescerem fora de controle.
Algumas pessoas herdam alterações genéticas que aumentam o risco de determinados tipos de câncer. As pessoas que herdam tal mutação, às vezes, podem ter um câncer numa fase mais precoce na vida do que seria normalmente esperado. Mas a maioria dos cânceres não são causados por alterações genéticas hereditárias.
As causas das alterações genéticas em certos tipos de câncer do adulto podem ser devidas a fatores de risco ambientais e a fatores relacionados com o estilo de vida, mas as razões para as alterações genéticas que causam a maioria dos cânceres em crianças e adolescentes não são conhecidas. E muitas são susceptíveis de serem apenas acontecimentos aleatórios que, algumas vezes, ocorrem dentro de uma célula, sem ter uma causa externa específica.
Ainda assim, existem algumas causas conhecidas do câncer em adolescentes, por exemplo:
- Exposição aos raios ultravioleta (UV) pode aumentar o risco de câncer de pele melanoma.
- Tratamento com quimioterapia ou radioterapia para um câncer infantil pode aumentar o risco de contrair um segundo câncer mais tarde, especialmente leucemia.
- A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode aumentar o risco de linfoma não Hodgkin e alguns outros tipos de câncer.
Ainda assim, estes e outros fatores de risco conhecidos, provavelmente, representam apenas uma pequena parcela dos casos de câncer em adolescentes.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.