Fatores de risco para câncer de cavidade nasal e seios paranasais
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam distintos fatores de risco.
Ter um fator de risco ou vários, não significa que você terá a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de cavidade nasal e seios paranasais tem algum fator de risco, muitas vezes, é difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de cavidade nasal e seios paranasais:
- Exposição ocupacional. O aumento do risco parece estar relacionado com a inalação de certas substâncias, como poeiras de madeira, poeiras têxteis, poeiras de couro, cozimento e moagem de farinha, pó de níquel e cromo, gás mostarda e radônio. A exposição ocupacional a colas, formaldeído e solventes orgânicos tem ligações pouco claras para o câncer nasal e de seios paranasais.
- Tabagismo. Fumar aumenta o risco de câncer de cavidade nasal, especificamente do tipo espinocelular.
- Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV é um grupo de mais de 200 vírus relacionados. Eles são chamados de vírus do papiloma, pois alguns crescem como verrugas ou papilomas. Existem tipos de HPV que podem causar câncer do colo do útero, vagina, ânus, vulva, pênis, boca e orofaringe.
- Gênero. Os tumores de cavidade nasal e seios paranasais são duas vezes mais frequentes em homens do que em mulheres.
- Idade. Cerca de 80% das pessoas com diagnóstico de câncer de cavidade nasal e seios paranasais têm mais de 55 anos de idade.
- Raça. Os tumores de cavidade nasal e seios paranasais são mais frequentes em pessoas da raça branca.
- Retinoblastoma. Pessoas com retinoblastoma hereditário têm um risco aumentado de câncer de cavidade nasal, se a doença foi tratada com radioterapia.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.