Fatores de risco do câncer de glândula suprarrenal
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer da glândula suprarrenal tem algum fator de risco, muitas vezes é difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer da glândula suprarrenal:
- Síndromes genéticas. A maioria dos cânceres do córtex suprarrenal é esporádica (não hereditária), mas alguns, particularmente em crianças, são causados por um defeito genético, como síndrome de Li-Fraumeni, síndrome de Beckwith-Wiedemann, neoplasia endócrina múltipla (MEN 1), polipose adenomatosa familiar (FAP) ou do câncer colorretal hereditário não polipoide.
- Estilo de vida e fatores ambientais. Os fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo e exposição à substâncias causadoras de câncer no ambiente podem afetar o risco de uma pessoa desenvolver vários tipos de câncer. Embora nenhum desses fatores tenha sido associado ao risco de uma pessoa desenvolver câncer da glândula suprarrenal, o tabagismo tem sido sugerido como um fator de risco importante por alguns pesquisadores.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.