Fatores de risco para câncer de glândulas salivares
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores como fumar, podem ser controlados, enquanto, outros, como idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Alguns fatores de risco são conhecidos por tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver câncer de glândulas salivares, mas a maioria começa sem nenhuma causa clara.
- Idade avançada. O risco de câncer de glândulas salivares aumenta na proporção que as pessoas envelhecem.
- Exposição às radiações. A radioterapia da região da cabeça e pescoço para outras doenças aumenta o risco de câncer da glândula salivar. A exposição ocupacional a determinadas substâncias radioativas também aumenta o risco de câncer de glândulas salivares.
- Tabagismo. O tabagismo está associado a um risco aumentado de tumor de Warthin, um tumor benigno da glândula salivar.
- Exposições ocupacionais. Alguns estudos sugerem que trabalhar com metais, como pó de liga de níquel, ou minerais, como pó de sílica, e pessoas que trabalham em mineração de amianto, encanamento, fabricação de produtos de borracha e alguns tipos de marcenaria podem ter um risco aumentado de câncer de glândulas salivares, mas ainda não existe nada conclusivo, porque este tipo de tumor é raro e se torna uma área difícil de estudo.
- Infecções virais. Algumas infecções virais podem estar associadas a determinados tumores de glândulas salivares. Certos tipos de papilomavírus humano (HPV) de alto risco foram diagnosticados em alguns tumores mucoepidermoides, mas são necessários mais estudos para confirmar essa relação. Estão disponíveis vacinas para prevenir a infecção pelo HPV e seis tipos de câncer relacionados ao HPV. Pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) também têm um risco aumentado de câncer de glândulas salivares. O câncer linfoepitelial, um tipo muito raro de câncer de glândulas salivares, está associado ao vírus Epstein-Barr.
- Dieta. Alguns estudos mostraram que uma dieta pobre em vegetais e rica em gordura animal pode aumentar o risco de câncer de glândulas salivares, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar essa relação.
- Uso de celulares. Um estudo sugeriu um risco aumentado de tumores da glândula parótida entre usuários de telefones celulares. Nesse estudo, a maioria dos tumores era benigna. Outros estudos não encontraram nenhuma ligação entre o uso do celular e o câncer de glândulas salivares. Mais pesquisas nessa área continuam em andamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.