Fatores de risco para câncer de nasofaringe
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como tabagismo ou dieta, por exemplo, podem ser controlados, enquanto outros, como idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Alguns dos fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de nasofaringe incluem:
- Gênero. O carcinoma de nasofaringe é diagnosticado duas a três vezes mais em homens do que em mulheres.
- Raça. O carcinoma de nasofaringe é mais frequente em chineses, seguido pelos grupos asiáticos, africanos, latinos e brancos.
- Dieta. As pessoas que vivem em partes da Ásia, norte da África e na região do Ártico, onde o câncer de nasofaringe é mais incidente, geralmente têm uma dieta rica em sal, peixe e carne curadas, o que aumenta o risco de carcinoma de nasofaringe. Entretanto, a incidência desse tipo de câncer está caindo no sudeste da China conforme as pessoas adotam uma dieta mais ocidentalizada. Em contrapartida, alguns estudos sugerem que dietas ricas em frutas e vegetais podem reduzir o risco da doença.
- Idade. Em áreas do mundo onde o câncer de nasofaringe não é frequente, a idade avançada é um fator de risco. Em locais onde o câncer de nasofaringe é mais incidente, o câncer tende a ser diagnosticado em pessoas mais jovens. Por exemplo, cerca de uma em cada cinco pessoas com câncer de nasofaringe tem menos de 30 anos e o número de pessoas diagnosticadas com câncer de nasofaringe começa a diminuir após os 59 anos.
- Infecção pelo vírus Epstein-Barr. A infecção por este vírus é muito frequente e muitas vezes ocorrem durante a infância. A infecção pelo vírus Epstein-Barr por si só não é suficiente para causar a doença. A ligação entre o vírus e a doença é complexa e ainda não está totalmente esclarecida.
- Infecção pelo vírus papiloma humano (HPV). O HPV é um grupo de mais de 150 tipos de vírus. A infecção por determinados tipos de HPV pode provocar algumas formas de câncer, incluindo o câncer de boca e orofaringe. Algumas pesquisas mostraram que certos tipos de HPV de alto risco podem estar relacionados a um pequeno grupo de casos de câncer de nasofaringe, principalmente em pessoas jovens não fumantes.
- Histórico familiar. Os familiares de pacientes com carcinoma de nasofaringe são mais propensos a ter a doença. Não se sabe se é devido aos genes herdados, fatores ambientais compartilhados ou alguma combinação desses fatores.
- Tabagismo. Muitos estudos mostraram que fumar pode contribuir para o desenvolvimento do carcinoma de nasofaringe. Além disso, fumar pode aumentar o risco de câncer de nasofaringe reativando uma infecção pelo vírus Epstein-Barr.
- Alcoolismo. Alguns estudos têm relacionado o consumo de álcool a esse tipo de câncer. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.