Fatores de risco para linfoma de pele
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores de risco como fumar podem ser alterados, enquanto outros , como idade e histórico familiar não podem ser alterados.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que uma pessoa vai ter a doença. E muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver linfoma de pele são:
- Idade. A idade é um importante fator de risco para esta doença, a maioria dos casos ocorre em pessoas na faixa de 50 a 60 anos.
- Gênero e raça. A maioria dos tipos (não todos) de linfoma de pele é mais frequente em homens do que em mulheres. A maioria também tende a ser mais incidente em pessoas de raça negra do que em brancos. As razões para isso não são conhecidas.
- Sistema imunológico. Os linfomas de pele podem ser mais frequentes em pessoas com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), que têm um sistema imunológico enfraquecido., bem como aquelas que fizeram transplante de órgãos, como coração, rins ou fígado, que devem tomar medicamentos que suprimem o sistema imunológico.
- Infecções. A infecção com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode aumentar o risco de linfoma de pele. A infecção com o vírus HTLV-1 tem sido associada com a rara leucemia/linfoma de células T adultas, embora a maioria das pessoas infectadas com este vírus não desenvolvam a doença. A infecção pelo vírus Epstein-Barr tem sido associada a alguns tipos de linfoma, incluindo o linfoma entranodal NK/T, tipo nasal. A infecção por Borrelia, a bactéria que causa a doença de Lyme, também tem sido associada ao linfoma de pele.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.