Fatores de risco para mieloma múltiplo
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, podem ser controlados; no entanto outros não, como por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver mieloma múltiplo:
- Idade. O risco de mieloma múltiplo aumenta com a idade. Menos de 1% dos casos são diagnosticados em pessoas com idade inferior a 35 anos. A maioria das pessoas diagnosticadas com mieloma múltiplos tem mais de 65 anos.
- Gênero. Os homens são ligeiramente mais propensos a desenvolver mieloma múltiplo do que as mulheres.
- Raça. O mieloma múltiplo é quase duas vezes mais comum entre os negros que nos brancos. A razão para isso é desconhecida.
- Histórico familiar. O mieloma múltiplo parece ser hereditário. Ter pai ou irmão com mieloma aumenta as chances em contrair a doença. Ainda assim, a maioria dos pacientes não tem parentes com a doença, de modo que isto representa apenas um pequeno número de casos.
- Obesidade. Estar acima do peso aumenta o risco de uma pessoa desenvolver mieloma múltiplo.
- Doenças de células plasmáticas. Muitas pessoas com gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) ou plasmocitoma solitário eventualmente desenvolverão mieloma múltiplo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/02/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.