Fatores de risco para câncer de ânus
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de ânus:
- Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). A maioria dos cânceres de ânus espinocelulares parece estar associada à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV é um grupo de mais de 150 vírus relacionados, o mesmo grupo de vírus que causa o câncer de colo do útero, assim como outros tipos de câncer. As mulheres com histórico de câncer de colo do útero têm um risco aumentado de câncer de ânus. Certos tipos de HPV são denominados de alto risco porque estão fortemente relacionados a cânceres, incluindo o câncer de ânus. O subtipo de alto risco com maior probabilidade de causar câncer anal é o HPV-16.
- Verrugas anais. As pessoas que tiveram verrugas anais são mais propensas a terem câncer de ânus. Isso ocorre porque as pessoas infectadas com subtipos de HPV de baixo risco que causam as verrugas anais e genitais também são mais susceptíveis de serem infectadas com subtipos de HPV de alto risco que provocam o câncer de ânus.
- Outros tipos de câncer. Ter câncer de colo do útero, câncer de vagina ou câncer de vulva está associado a um risco aumentado de câncer de ânus, possivelmente porque estes tipos de câncer também são causados pela infecção por HPV.
- Infecção pelo HIV. As pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a AIDS, são muito mais propensas a ter câncer de ânus do que aquelas que não estão infectados com este vírus.
- Atividade sexual. Ter múltiplos parceiros sexuais aumenta o risco de infecção por HIV e HPV. Também aumenta o risco de câncer de ânus. A relação sexual anal também aumenta o risco de câncer de ânus em homens e mulheres. Devido a isso, os homens que têm sexo com homens têm um alto risco desse tipo de câncer.
- Tabagismo. Fumar também aumenta o risco de câncer de ânus. Os fumantes são mais propensos a desenvolver câncer de ânus do que aqueles que não fumam. Parar de fumar reduz o risco da doença.
- Baixa imunidade. As taxas mais altas de câncer de ânus ocorrem entre pessoas com imunidade diminuída, como àquelas com AIDS ou que fizeram transplantes de órgãos e fazem uso de medicamentos para suprimir o sistema imunológico.
- Raça e gênero. O câncer de ânus é mais frequente em mulheres brancas e homens pretos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.