Fatores de risco para rabdomiossarcoma
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de desenvolver uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco.
Aqueles relacionados ao estilo de vida, como peso corporal, atividade física, dieta e tabagismo, têm um papel importante em muitos tipos de câncer em adultos. Mas esses fatores geralmente levam muitos anos para influenciar o risco de câncer e não se acredita que tenham um papel importante nos cânceres mais frequentes na infância, como é o caso do rabdomiossarcoma.
Os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento do rabdomiossarcoma são:
- Idade e gênero. É mais frequente em crianças com idade inferior a 10 anos, mas também pode ocorrer em adolescentes e adultos. É ligeiramente mais comum em meninos do que em meninas.
- Condições hereditárias. Algumas condições hereditárias raras aumentam o risco de rabdomiossarcoma, como a síndrome de Li-Fraumeni, síndrome de Beckwith-Wiedemann, neurofibromatose tipo 1, síndrome de Costello e a síndrome de Noonan. Essas condições são raras e representam apenas uma pequena fração dos casos de rabdomiossarcoma, mas sugerem que a chave para a compreensão do tumor está no estudo dos genes e em como eles atuam no controle e no desenvolvimento celular.
- Exposições antes do nascimento. Alguns estudos sugerem que a exposição aos raios X antes do nascimento pode estar associada a um risco aumentado de rabdomiossarcoma em crianças pequenas. O uso de drogas, como maconha e cocaína, pelos pais, também tem sido sugerido como um possível fator de risco. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar se realmente existe uma ligação entre esses fatores e o tumor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.