Fatores de risco para retinoblastoma
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com retinoblastoma tem algum fator de risco, muitas vezes é difícil saber o quanto ele pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma criança desenvolver retinoblastoma:
- Idade. A maioria das crianças diagnosticadas com retinoblastoma tem menos de três anos. Os retinoblastomas congênitos ou hereditários são diagnosticados durante o primeiro ano de vida, enquanto os retinoblastomas não hereditários tendem a ser diagnosticados entre um e dois anos. Os retinoblastomas são raros após os seis anos de idade.
- Hereditariedade. O risco de retinoblastoma é maior em crianças cujos pais têm a forma congênita (hereditária) da doença, que geralmente desenvolve tumores em ambos os olhos (retinoblastoma bilateral). Mas a maioria das crianças com retinoblastoma não tem história familiar. Crianças com a forma hereditária de retinoblastoma têm 50% de chance de transmiti-lo para seus filhos.
Fatores de risco pouco claros
Estudos sugerem que alguns fatores podem estar relacionados a um risco aumentado de retinoblastoma, como:
- Dieta com baixo teor de frutas e vegetais das mães durante a gravidez.
- Exposição a produtos químicos da gasolina ou escapamento de diesel durante a gravidez.
- Exposição dos pais a radiações ionizantes.
- Idade avançada dos pais.
A possível associação entre esses fatores e o retinoblastoma ainda está sendo estudada.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/12/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.