Fatores de risco para sarcoma uterino
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como tabagismo, por exemplo, podem ser controlados, enquanto, outros, como idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Embora esse câncer seja raro, alguns fatores de risco são conhecidos por tornar uma pessoas mais propensa a desenvolver sarcoma uterino.
- Radioterapia pélvica. A radioterapia na região pélvica pode aumentar o risco de desenvolver sarcoma uterino. Esses tumores são geralmente diagnosticados de 5 a 25 anos após a exposição à radiação.
- Retinoblastoma congênito. As mulheres que tiveram retinoblastoma congênito (hereditário) na infância têm um risco aumentado de desenvolver sarcoma de partes moles, incluindo sarcoma uterino.
- Histórico familiar de câncer de rim. A síndrome familiar leiomiomatose hereditária e o câncer de células renais têm sido associados a um risco aumentado de sarcoma uterino.
- Tamoxifeno. Embora o risco seja pequeno, as mulheres que tomam tamoxifeno para prevenir ou tratar o câncer de mama têm um risco aumentado de desenvolver sarcoma uterino. Esses sarcomas geralmente aparecem dois a cinco anos após o início do tamoxifeno.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/09/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.