Fatores de risco para tumor de Ewing
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco.
Fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como peso corporal, atividade física, dieta e consumo de tabaco e álcool, desempenham um papel importante em muitos tipos de câncer em adultos. E embora esses fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença e não tende a afetar crianças e adolescentes, incluindo o tumor de Ewing.
Estudos de crianças com tumores de Ewing não encontraram associações claras com radiações, produtos químicos ou quaisquer outras exposições ambientais.
Alguns tipos de câncer tendem a ser hereditários, mas as mudanças genéticas também não parecem ser um fator de risco importante para os tumores de Ewing. Embora a maioria das alterações genéticas que causam os tumores de Ewing sejam conhecidas, essas alterações não são hereditárias.
Os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver um tumor de Ewing são:
- Raça. Os tumores de Ewing ocorrem mais frequentemente em brancos e são raros entre pessoas de raça negra. A razão para isto é desconhecida.
- Gênero. Esses tumores são ligeiramente mais frequentes em homens do que em mulheres.
- Idade. Os tumores de Ewing podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais frequentes em adolescentes e menos frequentes entre os adultos e crianças. Eles são mais raros nos idosos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.