Fatores de risco para tumores neuroendócrinos
Um fator de risco é algo que afeta a chance de uma pessoa contrair uma doença como o câncer. Embora os fatores de risco geralmente influenciem o desenvolvimento de um tumor neuroendócrino, a maioria não o causa diretamente. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca irão desenvolver um câncer, enquanto outras sem fatores de risco conhecidos, poderão fazê-lo. Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver tumores neuroendócrinos:
- Síndromes hereditárias. A neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (MEN1) é uma condição hereditária associada a determinados tipos de TNEs, incluindo TNEs de pulmão, TNEs do trato GI e TNEs pancreáticos. Outras condições hereditárias relacionadas aos TNEs incluem a síndrome de von Hippel-Lindau, neurofibromatose tipo 1, neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN2) e complexo de esclerose tuberosa.
- Raça. Os TNEs são mais frequentes em pessoas da raça branca do que negra. No entanto, o local de início do desenvolvimento do TNE varia consideravelmente de acordo com a raça.
- Gênero. Os TNEs são ligeiramente mais frequentes em mulheres do que em homens, mas o motivo é desconhecido.
- Idade. O desenvolvimento do TNE independe da idade, entretanto as crianças raramente desenvolvem a doença.
- Outras condições clínicas. Algumas doenças podem aumentar o risco de desenvolver tipos específicos de TNEs como, por exemplo, aquelas que provocam danos no estômago e reduzem a produção de ácido estomacal.
- Meio ambiente e dieta. Não existem conexões conhecidas entre o meio ambiente e a alimentação e o risco de desenvolver TNEs.
Texto originalmente publicado no site da Cancer.net (01/2021), livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.