Fique longe do tabaco e seus produtos
Não existe consumo seguro de tabaco. Se você fuma ou masca tabaco, pare! Fumar cigarros eletrônicos também pode ser prejudicial. Embora os cigarros eletrônicos não contenham tabaco, eles são classificados como produtos de tabaco e contêm nicotina, além de outras substâncias nocivas. Fumar aumenta o risco de câncer para fumantes e todos os que estão ao seu redor.
Todos os cuidadores querem fazer o melhor para os pacientes e isso inclui não expô-los ao fumo passivo. O fumo passivo é a fumaça produzida por um cigarro e inalado por terceiros. O fumo passivo é o resíduo tóxico que permanece nas roupas, móveis, cabelos e carpetes muitas horas depois que o último cigarro foi apagado.
A fumaça do cigarro pode causar câncer de pulmão e muitos outros tipos de câncer, além de desencadear crises de asma e piorar outros problemas respiratórios e de saúde. A exposição a qualquer forma de fumaça de cigarro pode até ser fatal para os pacientes com câncer.
Um cuidador que fuma deve estar ciente desses riscos. Isso significa encontrar maneiras de aliviar o estresse, exercitar-se regularmente e tentar parar de fumar. Isso não é fácil, especialmente para os cuidadores que sofrem de estresse emocional ou físico.