Administração dos medicamentos contra dor
Alguns pacientes pensam que, se a dor tornar-se severa, precisarão de medicamentos injetáveis. Na verdade, injeções são raramente utilizadas para aliviar a dor oncológica. Existem muitas outras maneiras para administrar medicamentos contra dor.
Via oral. Significa que o medicamento é tomado pela boca, seja por ingestão ou por dissolução. O medicamento pode ser administrado na forma líquida, em comprimido, cápsula ou transmucosa.
Adesivo. Aplicado na superfície da pele. O medicamento é liberado lenta e constantemente, o que pode durar em torno de 2 a 3 dias.
Via retal. Os supositórios retais são medicamentos que são absorvidos pelo organismo através da mucosa do reto.
Injeções
- Subcutânea (SC). O medicamento é aplicado sob a pele utilizando uma agulha de pequeno calibre.
- Intramuscular (IM). O medicamento é aplicado mais profundamente no músculo (braço, perna ou nádegas) utilizando uma agulha de pequeno calibre. Esse método raramente é usado para administrar medicamentos contra a dor, se houver outras opções disponíveis.
- Intravenosa (IV). O medicamento é administrado diretamente na veia através de uma agulha ou cateter.
- Intratecal e epidural. O medicamento é administrado no fluído em torno da medula espinhal (intratecal) ou no espaço ao redor da medula espinhal (epidural).
Analgesia controlada pelo paciente (PCA). Com este método, você tem controle sobre a quantidade de medicamento que você toma. Quando você precisa de alívio da dor, você aperta um botão para obter uma dose pré-definida do medicamento para dor através de uma bomba de infusão computadorizada.