Frente Parlamentar Mista da Luta Contra o Câncer será criada
O que houve?
Dados do Instituto Nacional do Câncer demonstram que o câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença. No Brasil, o INCA estima mais de 600.000 mil novos casos de câncer por ano em todas as neoplasias acometendo homens e mulheres.
Em virtude dos dados apresentados, a deputada Silvia Cristina (PDT-RO) apresentou o requerimento n° 287/19, solicitando a criação da Frente Parlamentar Mista, em Prol da Luta Contra o Câncer. “O objetivo é buscar de forma suprapartidária, discutir, avaliar e propor medidas que proporcionem um efetivo combate a esse mal que assola o nosso país, integrando o Poder Legislativo aos demais Poderes, reunindo entidades representativas e principalmente setores de pesquisa e desenvolvimento científico que permitam a busca de tratamentos e cura para essa grave doença”, informou a deputada.
“Objetiva-se ainda, apoiar as Unidades de Saúde, públicas e privadas que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, no fortalecimento orçamentário e financeiro e contribuir para a busca de legislações que permitam uma melhor atuação das entidades e profissionais que atuam no processo”, acrescentou. A deputada Sílvia Cristina Amancio Chagas nasceu em Ji-Paraná (RO), tem 45 anos e é jornalista. Ex-vereadora de Ji-Paraná (RO), a parlamentar tem se destacado por prestar excelente trabalho em todas as áreas, mas principalmente na saúde e ação social, onde não tem medido esforços para atender as reivindicações da população.
Após ser acometida por câncer de mamar, Silvia passou a trabalhar a prevenção e tratamento da doença na região central e no estado de Rondônia. A deputada também atuou como coordenadora voluntária do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) por 12 anos.
E agora?
O requerimento aguarda leitura em Plenário da Câmara dos Deputados.