História
A trajetória do Instituto Oncoguia teve início em 2003, com a criação do portal Oncoguia, voltado para a divulgação de notícias e informações especializadas sobre o câncer para pacientes e familiares. O portal surge de uma inquietação de Luciana Holtz, psico-oncologista que, durante sua atuação clínica, notou que as informações disponíveis na internet, muitas vezes sem uma apuração de qualidade e falsas, deixavam o paciente com câncer assustado, preocupado e desamparado.
O portal, então, se tornou um canal de informação seguro e garantido para esses pacientes, seus familiares e cuidadores, levando conteúdos embasados cientificamente e revisados por um comitê de especialistas na área. Ele também serviu - e serve até hoje - como base para o amadurecimento do Oncoguia como uma instituição de apoio ao paciente com câncer.
Ao longo dos anos, mais lacunas no cuidado ao paciente foram notadas e o Oncoguia cresceu para apoiar quem mais precisa. A ONG Oncoguia, como uma associação sem fins lucrativos, foi formada oficialmente em 2009 a partir da união de um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, liderados por Luciana Holtz, com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver mais e melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.