II Encontro de Pacientes - Tumores Cutâneos
O Oncoguia participou da segunda edição do Encontro de Pacientes de tumores cutâneos realizado pelo Hospital Sírio-Libanês, realizado em 20 de março de 2021. O evento gratuito e totalmente online foi destinado a pacientes oncológicos e abordou questões enriquecedoras sobre melanoma com médicos especialistas e associações de pacientes.
A programação começou com a presidente fundadora do Instituto Melanoma Brasil, Rebecca Montanheiro, que introduziu as discussões com informações sobre o melanoma e os primeiros passos da jornada de um paciente.
Em seguida, a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, apresentou os passos para que uma medicação fique disponível para os pacientes e os desafios existentes durante esse caminho. Carla de Santis, advogada e vice-presidente do Instituto Melanoma Brasil, complementou a apresentação de Luciana falando sobre os direitos dos pacientes e como reivindicá-los.
O evento também abriu espaço para a apresentação do programa Juntos contra o Melanoma, uma iniciativa do Grupo Brasileiro de Melanoma. O dermatologista e presidente do Grupo, Elimar Gomes, apresentou o programa.
O evento foi encerrado com duas mesas redondas que aprofundaram o debate sobre as alternativas de apoio ao paciente e o papel da equipe multidisciplinar no cuidado.
A primeira discutiu sobre o papel das iniciativas de pacientes e grupos de apoio para pacientes e contou com a participação de Carla de Santis e Tiago Farina, advogado e diretor de advocacy do Oncoguia.
Já a segunda abriu um momento de perguntas e respostas com um time multidisciplinar. Participaram da conversa os médicos do Sírio Libanês: Cristina Abdalla, dermatologista e coordenadora da pós-graduação em Dermatologia Oncológica; Reinaldo Tovo, chefe do serviço de residência médica e do núcleo de dermatologia; Rodrigo Munhoz, oncologista do Sírio Libanês e do ICESP; Marina Sahade, oncologista e vice-diretora clínica do hospital; João Luiz Fernandes, especialista em Radioterapia e Integrante do Núcleo/Centro de Oncologia e Francisco Belfort, cirurgião oncologista do Núcleo/Centro de Oncologia Cutânea e Sarcomas e membro fundador do Grupo Brasileiro de Melanoma.
As duas mesas foram moderadas por Rebecca Montanheiro, Luciana Holtz e Theo Ruprecht, jornalista, editor e coordenador do site Veja Saúde.