Fórum Temático Diagnóstico Precoce do câncer: desafios e soluções
O acesso ao diagnóstico ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes com câncer no Brasil. Existem imensas filas de espera para realizar exames e consultas médicas, falta maior transparência na regulação do acesso à procedimentos de saúde, faltam médicos, equipamentos sem manutenção e a ainda a falta de informação da população aos primeiros sintomas da doença.
O resultado disso tudo é que 60,5% dos casos de câncer no Brasil são diagnosticados em estágio avançado. Como consequência, o paciente tem a chance de cura e o tempo de sobrevida reduzidos. Além disso, um tratamento realizado tardiamente pode trazer prejuízos à qualidade de vida dos pacientes durante os tratamentos e elevar os custos da saúde para o país.
Com o objetivo de discutir sobre a diagnóstico precoce no Brasil e pensando em formas de melhorias nos sistemas de saúde, o Oncoguia, cuja missão é ajudar o paciente com câncer a viver melhor, promoveu o Fórum Temático: "Diagnóstico Precoce: Desafios e Soluções".
O evento contou com importantes instituições e especialistas em oncologia e políticas de saúde para discussões e debates sobre a realidade da saúde no país.