III Fórum Oncoguia 2012
Mais uma edição do Fórum de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia, realizado pelo Instituto Oncoguia, cumpriu com seu objetivo geral, de gerar debates que influenciam no aprimoramento de políticas públicas para o câncer.
Durante todo o dia 25 de junho, 11 debatedores de representativas entidades dialogaram perante os mais de 160 participantes e 600 internautas sobre regulação do acesso aos serviços de saúde, incorporação de tecnologias em saúde, importância da pesquisa clínica para os pacientes brasileiros com câncer e agenda regulatória da ANS 2011-2012, provocados pelo convite da presidente da entidade, Luciana Holtz, à reflexão: "O que podemos fazer, juntos, para melhorar a vida dos brasileiros e para salvar vidas?”.
Declarações dos convidados ratificaram a importância do Fórum, por sua vocação de promover o diálogo entre todos os atores no universo do câncer e incitar nos espectadores o seu amadurecimento político, para participação no processo de mudanças e melhorias na saúde. "O político não entende a língua que fala o médico, por isso não o escuta. Ele escuta, sim, a sociedade”, refletiu Dr. José Getúlio Segalla, oncologista clínico do Hospital Amaral Carvalho de Jaú/SP, durante a mesa de Regulação.
Alguns participantes infelizmente não compareceram; no entanto, os debatedores presentes – com indiscutível propriedade – colaboraram com um dia de debates elucidativos e inspiradores aos participantes.