III Fórum Regional 2013 Curitiba/PR
No último dia 24 de maio, o Instituto Oncoguia levou o Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia para o Estado do Paraná sendo o III Fórum Regional organizado pela entidade.
O evento realizado com a finalidade de levantar e gerar debates sobre temas relativos à atenção oncológica no Estado, contou com público de cerca de 100 pessoas e de palestrantes de importantes instituições de saúde, entidades de classe e sem fins lucrativos, sociedade médica, secretaria de saúde, procuradores e um juiz federal entre outros.
A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, iniciou as discussões apresentando a entidade e chamando a atenção do público para os inúmeros e alarmantes problemas enfrentados pelos pacientes brasileiros para terem acesso a exames de rastreamento do câncer, diagnóstico rápido e acurado e tratamento digno e de qualidade.
Holtz chamou a atenção ao mencionar que "hoje, entre 40% e 50% dos cânceres em pacientes brasileiros são diagnosticados em estágio avançado. O que significa? Que milhares de pessoas estão sofrendo e morrendo por causa da doença”.
Holtz prosseguiu a apresentação falando sobre as principais barreiras enfrentadas pelos pacientes brasileiros atendidos pelas redes pública e privada de saúde, tais como benefícios legais não atendidos, pouco enfoque em qualidade de vida, diagnósticos tardios, filas e tratamentos defasados.
Ainda em 2013, o Instituto Oncoguia realizará um Fórum Regional em Goiânia e o Fórum Nacional, que acontece em São Paulo.