[ImunoBCG] Ministério da Saúde esclarece questões
O que houve?
Nesta quarta-feira 08/06 o Oncoguia recebeu a resposta do Ministério da Saúde sobre o pedido de esclarecimentos e providências sobre problema constatado na distribuição do medicamento Imuno BCG a partir do segundo semestre do ano de 2015.
O medicamento Imuno BCG® (Bacilo Calmette-Guériné intravesical) é um tratamento adjuvante utilizado no combate ao câncer de bexiga. No final de 2015, o Programa de Apoio ao Paciente (PAP) do Oncoguia começou a receber um elevado número de pacientes que não estavam tendo acesso ao medicamento. A generalização do problema disparou o alarme vermelho do Oncoguia, que passou a investigar o problema para compreender as razões do desabastecimento do medicamento em todo o país, além de executar ações para promover a resolução do problema.
Uma dessas ações foi contatar o Ministério da Saúde em janeiro de 2016 alertando sobre o problema e solicitando maiores esclarecimentos. Agora em junho recebemos a resposta do ministério, confira:
a) Quais as providências que o Ministério da Saúde já adotou junto à Fundação Ataulpho de Paiva para que a distribuição da vacina seja regularizada e o problema não se repita no presente ano?
b) Quais as providências estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde para que os pacientes que dependem do insumo para a realização de seus tratamentos, não fiquem desassistidos, caso haja nova falta do Imuno BCG, no ano de 2016?
Ao que parece, a situação aos poucos vem se normalizando, mas ainda temos notícias de muitos pacientes sem acesso ao produto. Segundo orientação do Ministério da Saúde, os pacientes que se depararem com a falta do produto devem cobrar dos hospitais do SUS ou do plano de saúde a importação do produto, que também é produzido no exterior.
E agora?
O Oncoguia continuará acompanhando a normalização da distribuição da ImunoBCG bem como o acesso do paciente ao tratamento.
Confira na integra a resposta completa do Ministério da Saúde.
Nesta quarta-feira 08/06 o Oncoguia recebeu a resposta do Ministério da Saúde sobre o pedido de esclarecimentos e providências sobre problema constatado na distribuição do medicamento Imuno BCG a partir do segundo semestre do ano de 2015.
O medicamento Imuno BCG® (Bacilo Calmette-Guériné intravesical) é um tratamento adjuvante utilizado no combate ao câncer de bexiga. No final de 2015, o Programa de Apoio ao Paciente (PAP) do Oncoguia começou a receber um elevado número de pacientes que não estavam tendo acesso ao medicamento. A generalização do problema disparou o alarme vermelho do Oncoguia, que passou a investigar o problema para compreender as razões do desabastecimento do medicamento em todo o país, além de executar ações para promover a resolução do problema.
Uma dessas ações foi contatar o Ministério da Saúde em janeiro de 2016 alertando sobre o problema e solicitando maiores esclarecimentos. Agora em junho recebemos a resposta do ministério, confira:
a) Quais as providências que o Ministério da Saúde já adotou junto à Fundação Ataulpho de Paiva para que a distribuição da vacina seja regularizada e o problema não se repita no presente ano?
b) Quais as providências estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde para que os pacientes que dependem do insumo para a realização de seus tratamentos, não fiquem desassistidos, caso haja nova falta do Imuno BCG, no ano de 2016?
Ao que parece, a situação aos poucos vem se normalizando, mas ainda temos notícias de muitos pacientes sem acesso ao produto. Segundo orientação do Ministério da Saúde, os pacientes que se depararem com a falta do produto devem cobrar dos hospitais do SUS ou do plano de saúde a importação do produto, que também é produzido no exterior.
E agora?
O Oncoguia continuará acompanhando a normalização da distribuição da ImunoBCG bem como o acesso do paciente ao tratamento.
Confira na integra a resposta completa do Ministério da Saúde.