Imunoterapia para câncer de mama em homens
Imunoterapia é o uso de medicamentos para estimular o sistema imunológico de um paciente a para reconhecer e destruir células cancerígenas de forma mais eficaz.
Inibidores do controle imunológico
Uma função importante do sistema imunológico consiste em sua capacidade de atacar as células normais e anormais do corpo. Para fazer isso, ele usa um ponto de controle - moléculas nas células imunológicas que precisam ser ativadas (ou desligadas) - para iniciar uma resposta imunológica. As células cancerígenas usam esses pontos de verificação para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico.
Inibidor de PD-1/PD-L1
Pembrolizumabe. É um medicamento que têm como alvo a PD-1, uma proteína do sistema imunológico denominada célula T, que normalmente impede que essas células ataquem outras células do corpo. Ao bloquear PD-1, esse medicamento aumenta a resposta imunológica contra as células cancerígenas. Isso pode reduzir o tamanho de alguns tumores ou retardar seu crescimento.
Pode ser usado com quimioterapia no tratamento do câncer de mama triplo negativo em um dos seguintes casos:
- Doença que recidivou localmente, mas não pode ser removida cirurgicamente e não foi tratada com quimioterapia.
- Doença disseminada para outras partes do corpo e que não foi tratada com quimioterapia.
Esse medicamento é administrado por via intravenosa, geralmente a cada três ou seis semanas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais desses medicamentos podem incluir fadiga, tosse, náuseas, erupções cutâneas, perda de apetite, constipação e diarreia. Outros efeitos colaterais mais severos ocorrem menos frequentemente.
Reações à infusão. Alguns pacientes podem apresentar uma reação alérgica à infusão enquanto recebem os medicamentos. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, rubor facial, erupções cutâneas, coceira, sensação de tontura, chiado no peito e dificuldade respiratória.
Reações autoimunes. Esses medicamentos agem basicamente removendo os freios do sistema imunológico do corpo. Às vezes, o sistema imunológico ataca outras partes do corpo, o que pode provocar problemas importantes nos pulmões, intestinos, fígado, glândulas produtoras de hormônios, rins ou outros órgãos.
É importante comunicar, imediatamente, o aparecimento de qualquer efeito colateral ao seu médico. Se ocorrerem efeitos colaterais importantes, pode ser necessário interromper o tratamento devendo receber altas doses de corticosteróides para inibir seu sistema imunológico.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 04/12/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.