Instituto Avon aposta em conteúdo educativo com podcast
O Instituto Avon lançou oficialmente seu próprio podcast com o objetivo de facilitar o acesso a informações especializadas sobre saúde feminina, com foco nas violências contra mulheres, como enfrentá-las e na atenção ao câncer de mama.
O projeto também visa fomentar a conscientização e o debate sobre os temas, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre eles e incentivar a população feminina a buscar ajuda quando necessário.
"Uma das nossas frentes de atuação no Instituto Avon é a produção de conteúdos relevantes que promovam conscientização sobre as causas com as quais atuamos. Isso inclui falar sobre tudo o que envolve o câncer de mama e as violências contra as mulheres de maneira acolhedora e acessível para que cada vez mais mulheres possam receber informações qualificadas sobre seus direitos e, então, saber como reivindicá-los", explicou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
O Podcast Instituto Avon conta com 2 temporadas, com 5 episódios e com duração de aproximadamente 10 minutos. Na temporada de Violência, o programa é apresentado pela jornalista, repórter e apresentadora Valéria Almeida e, entre os temas abordados estão os métodos para reconhecer relacionamentos saudáveis e situações de violência, o que é considerado crime ou não, o que está previsto na Lei Maria da Penha, como obter ou oferecer ajuda nesses casos e quais são os principais canais de apoio e proteção existentes.
Já na temporada de Câncer de Mama, conduzida pela apresentadora, jornalista e ativista no tema Sabrina Parlatore, além de esclarecimentos sobre sinais e sintomas da doença, detecção precoce e o acesso a exames de diagnóstico de câncer de mama, o podcast também trata sobre direitos de pacientes oncológicas, onde é possível encontrar orientação e acolhimento durante os desafios do tratamento.
Em ambas as temporadas, os episódios finais são entrevistas com mulheres notáveis como a professora Micheli Bocchi, que conta a sua jornada na cura do câncer de mama, e com a promotora legal popular, Nilvanda Sena, que atua diariamente para tirar mulheres do ciclo de violência.
O podcast também inclui a participação de especialistas, como Ivanda Sobrinha, assistente social e coordenadora da causa de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas do Instituto Avon; Luciana Terra, advogada especialista em direito das mulheres; Rita Dardes, médica ginecologista e mastologista; e Luciana Holtz, psico-oncologista e fundadora do Oncoguia, organização especializada em atendimento a pacientes com câncer.
"Ao ouvir e conversar de verdade com essas mulheres e especialistas que nos ajudam a transformar realidades, a nossa intenção com o Podcast Instituto Avon foi tornar os temas acessíveis e descomplicados. Acreditamos que conhecimento é poder e que nenhuma mulher deve abdicar de seus direitos por falta de informação", concluiu Daniela Grelin.
Matéria publicada no portal Propmark em 24/08/2023
- Dados de câncer estão defasados há 4 anos, dizem especialistas
- Seminário debate nova política de combate ao câncer no SUS
- Luciana Holtz, presidente do Oncoguia: “O câncer está na fila de espera do Brasil e não é tratado de forma prioritária pelo governo”
- Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras
- Exames de rotina: cuidado simples que pode prevenir doenças futuras