Laserterapia para retinoblastoma
Os lasers são feixes de luz altamente focalizados que podem ser usados para aquecer e destruir os tecidos do corpo. As terapias a laser usadas no tratamento de tumores pequenos de retinoblastoma são:
- Fotocoagulação
É um tipo de laserterapia que usa raios laser através da pupila. O laser é focado sobre os vasos sanguíneos que cercam e nutrem o tumor, destruindo-o com o calor provocado pelo feixe. A fotocoagulação só é eficaz em tumores pequenos.
O tratamento geralmente é realizado duas ou três vezes, com cerca de um mês de intervalo entre as sessões. Esse procedimento é realizado com a criança sob anestesia geral.
Possíveis efeitos colaterais. Em alguns casos, a laserterapia pode danificar a retina, o que pode levar a pontos cegos ou pode provocar o descolamento temporário da retina da parte posterior do globo ocular.
- Termoterapia
Na termoterapia, o médico utiliza um tipo diferente de laser para aplicar calor ao tumor. As temperaturas não são tão elevadas como as utilizadas na terapia de fotocoagulação, assim, alguns vasos sanguíneos da retina podem ser poupados.
A termoterapia pode ser utilizada sozinha para tumores muito pequenos. Para tumores maiores, pode ser usada junto com a quimioterapia ou com a radioterapia. O calor parece potencializar esses tratamentos.
O tratamento é similar à laserterapia. É administrado enquanto a criança está sedada, geralmente em intervalos de tempo de menos de 10 minutos. Normalmente, são realizadas três sessões com intervalos de um mês. Quando usado como parte da termoquimioterapia, o calor tem, normalmente, uma temperatura ligeiramente inferior, durante um longo período de tempo, começando dentro de algumas horas após a quimioterapia.
Possíveis efeitos colaterais. A termoterapia pode, às vezes, encolher parte da íris. Outros possíveis efeitos colaterais incluem lesão da córnea ou danos à retina, o que pode afetar a visão.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/12/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.