[LEGISLATIVO] Hospital do Câncer será construído no DF
O que houve?
O Senador Reguffe anunciou hoje na Tribuna do Senado Federal que a bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional destinou dinheiro de emenda coletiva ao orçamento de 2016 para a construção do Hospital do Câncer do Distrito Federal. Segundo ele, são R$ 122 milhões que serão alocados para a obra.
- Claro que é importante, depois, ter recursos para manter o hospital. Mas só de a gente ter conseguido alocar recursos para a construção do hospital já é uma vitória muito importante para a população do Distrito Federal.
Reguffe também pediu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inicie análise da substância fosfoetanolamina para verificar sua eficiência no combate ao câncer. Para ele, se a Anvisa concluir que o medicamento não é eficiente, as pessoas devem ser informadas, mas não proibidas, pela agência ou pela Justiça, de solicitar o medicamento para tentar a cura de pacientes.
Reguffe também sugeriu que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não retroceda para livrar as operadoras de plano de saúde da obrigatoriedade de oferecimento do tratamento do câncer pela via oral.
Se a ANS atender os pedidos das operadoras, Reguffe acredita que esse fato vai mostrar que a agência está mais preocupada com os interesses comerciais dos planos de saúde do que com os pacientes com câncer.
- O tratamento de quimioterapia oral facilita a vida do paciente, evita internação, é muito mais cômodo e, em alguns casos, como no câncer renal, só existe quimioterapia oral, não existe outro tipo de quimio. Afirmou o senador.
Fonte: Agência Senado