Lidando com náuseas e vômitos
A náusea pode ser definida como uma sensação de desconforto associada a uma vontade de vomitar. Normalmente, é referida como enjoo ou ânsia e é percebida na garganta ou como dor no estômago.
Aproximadamente 80% dos pacientes em tratamento do câncer apresentam quadros de náuseas e vômitos. Mas existem muitos medicamentos que podem controlar bem esses sintomas.
Causas das náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos no paciente com câncer podem ser provocados por muitas razões. Na maioria das vezes, são problemas de curto prazo e desaparecem com o término do tratamento. Se perdurarem, não melhorarem com o fim do tratamento ou dificultarem a ingestão de alimentos ou de bebidas, informe, imediatamente, seu médico.
Problemas provocados pelas náuseas e vômitos
Quando náuseas e vômitos forem intensos ou perdurarem por muito tempo, podem dificultar a execução de suas tarefas diárias. Também podem atrapalhar a realização de seu tratamento oncológico.
O vômito pode levar à desidratação, que é a falta de líquidos e minerais necessários ao organismo. Também pode fazer você se sentir cansado, com problemas de concentração, perder peso e apetite. Esses efeitos colaterais devem ser tratados imediatamente para ajudá-lo a manter seu peso e energia.
Tratamento das náuseas e vômitos
Os medicamentos usados para controlar a náusea são denominados antieméticos. Todo paciente em tratamento oncológico pode e deve receber medicamentos para prevenir náuseas e vômitos.
Os medicamentos antieméticos são administrados regularmente durante o dia, ou seja, o paciente toma mesmo que não apresente sintomas. Mas, às vezes, a administração desses medicamentos é feita conforme a necessidade; o paciente deve tomar a medicação ao primeiro sinal de náusea para evitar que fique pior. Às vezes, 2 ou mais medicamentos são administrados simultaneamente.
Como diminuir náuseas ou vômitos
No caso de você estar fazendo quimioterapia ou radioterapia, para reduzir náuseas e vômitos:
- Tente alimentar-se normalmente enquanto estiver fazendo o tratamento. A maioria dos pacientes prefere fazer uma refeição leve ou um lanche antes das sessões de quimioterapia.
- Prefira alimentos e bebidas de fácil digestão ou que fazem você se sentir melhor.
- Use roupas confortáveis.
- Informe seu médico quando os medicamentos antieméticos não estiverem fazendo efeito.
- Evite sons, imagens e odores que provocam náuseas e vômitos.
- Converse com seu médico sobre alternativas que você pode tentar, como hipnose, biofeedback ou imagens guiadas.
O que você pode fazer para se alimentar da melhor forma possível durante o tratamento:
- Não seja exigente com você mesmo se não conseguir comer. Tente fazer pequenas refeições ou lanches ao longo do dia, em vez de três grandes refeições.
- Adicione calorias e proteínas extras às suas refeições. Os suplementos nutricionais podem ajudar durante esse período. Procure experimentar diferentes marcas para descobrir novos sabores. Nunca tome por conta própria nenhum suplemento ou medicamento. É importante que seu médico saiba o que você está tomando e quando.
- Ingira alimentos que lhe são apetitosos.
- Experimente alimentos frios ou em temperatura ambiente.
- Aproveite ao máximo os dias em que se sente bem e sente vontade de comer. Mas ouça seu corpo. Não se force a comer.
- Peça ajuda a familiares e amigos para fazer compras e cozinhar.
- Mantenha a boca limpa. Escove os dentes e lave a boca toda vez que vomitar. Comer bem é importante durante e após o tratamento. Se você apresenta efeitos colaterais dos medicamentos antieméticos ou eles não estão controlando os sintomas, converse imediatamente com seu médico.
Conversando com seu médico
Náuseas e vômitos podem ser efeitos colaterais do tratamento do câncer. Mas não significa que não possam ser tratados. Converse com seu médico se estiver sentindo náuseas para que a causa possa ser diagnosticada e tratada.
Fonte: American Cancer Society (Junho/2017)