[MATÉRIA] Eles também têm Câncer de Mama
Alguns anos atrás se acreditava que somente as mulheres, principalmente as com idade avançada, poderiam desenvolver o câncer de mama. Atualmente, essa falsa crença foi colocada de lado. Apesar de ainda ser uma doença rara entre o sexo masculino, o câncer de mama pode, sim, atingi-los. Os tumores de mama masculinos representam 1% de todos os casos de câncer mamário. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada 100 novos casos de câncer de mama entre as mulheres, um homem é afetado.
Ainda que a taxa de incidência seja baixa, o câncer de mama no sexo masculino é, em sua maioria, diagnosticado em estágios muito avançados. "Devido à raridade da doença e ao baixo índice de suspeita, o diagnóstico é retardado em grande número de pacientes. No homem, o câncer de mama é raramente assintomático, porém por não haver uma rotina de exame das mamas masculinas, o diagnóstico é tardio em cerca de 12 meses, o que ocasiona o estágio avançado da doença" explica a Dra. Patrícia Teresa Valentini de Melo, superintendente e médica mastologista do Instituto de Ginecologia e Mastologia, e colunista do nosso portal.
Foi um desconforto atípico que levou o vendedor autônomo Walter da Silva, 69 anos, ao médico. "Um dia passei mal do estômago e fui ao meu médico de confiança. Na consulta, ele me perguntou se nada mais me incomodava. Daí eu disse que tinha um carocinho no meu mamilo havia um bom tempo. Ele não doía, não incomodava, não coçava. Só sentia quando eu apalpava” lembra o senhor Walter. Após a retirada do nódulo para a biópsia, ele recebeu o diagnóstico: Câncer de Mama.
O câncer de mama, bem como todos os tipos de câncer, é uma doença resultante de uma disfunção celular. Quando desenvolvemos um câncer, determinadas células de nosso corpo passam a crescer e a multiplicar-se desordenadamente, formando um tumor. O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao de algumas mulheres: mastectomia radical (retirada total da mama), retirada dos gânglios da região axilar, além de sessões de quimioterapia e radioterapia. Assim como as mulheres, muitos homens estão predispostos a ter câncer de mama devido aos fatores de risco. Normalmente, os fatores de riscos estão associados ao excesso de estrógenos (hormônio feminino) ou diminuição de andrógenos (hormônio masculino) comenta a Dra Patrícia.
Principais fatores de risco
- Síndrome de Klinefelter - É o principal fator de risco, pois aumenta em50 vezes o risco em relação à população geral. A Síndrome de Klinefelter é uma doença genética em indivíduos do sexo masculino que se caracteriza por: infertilidade, desenvolvimento de seios (ginecomastia) e características sexuais masculinas pouco desenvolvidas (testículos pequenos).
- História prévia de câncer de mama.
- Doenças hepáticas crônicas (por alcoolismo ou por uso exógeno de estrógenos em transexuais ou no tratamento para câncer de próstata).
- Obesidade (devido à maior quantidade de estrógeno biodisponível).
- Infertilidade, hérnia inguinal congênita, anormalidades testiculares.
- História familiar positiva para câncer de mama: 30% dos casos de câncer de mama em homens.
- Doenças benignas da mama: Ginecomastia é considerada um fator de risco apesar de serem necessárias provas mais definitivas, particularmente quando associadas a células atípicas no epitélio ductal do tecido mamário.
- Radiação ionizante: Particularmente em homens que realizaram radioterapia na infância.
Assim como entre as mulheres, a falta de informação e o desconhecimento sobre o assunto ainda são os grandes vilões.
Principais sintomas da doença
- Aparecimento de uma massa endurecida subareolar (apresentação mais freqüente), indolor, ou no quadrante súpero-lateral, em segundo lugar de frequência.
- Secreção mamária sanguinolenta ou não.
- Prurido (coceira) ou retração mamilar.
- Ulceração do mamilo ou pele.
- Adenopatia axilar (gânglios ou ínguas axilares).
De acordo com especialistas, a única forma de reverter esse quadro é a prevenção. E, para isso, a melhor ferramenta é o auto-exame. Segundo dados do INCA, a identificação tardia do tumor nas mamas chega a reduzir em 50% as chances de cura da doença. Diante de qualquer alteração na mama é importante consultar com seu médico de confiança ou com um médico mastologista, já que em estágio precoce, o câncer de mama, tanto em homens quanto em mulheres, tem 90% de chances de cura.
E você, como está cuidando de sua saúde?
Conheça quais são os principais exames preventivos recomendados para os homens:
Exames de sangue e glicemia - Uma vez por ano como exame de detecção de doenças hematológicas e de diagnóstico de diabetes.
Pressão arterial - Antes dos 50 anos, a pressão deve ser verificada a cada 2 anos; depois dos 50, anualmente. Em caso de histórico familiar de hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, derrame, diabetes ou se estiver com sobrepeso, verificar anualmente.
Colesterol - Um teste sanguíneo que mede o colesterol, incluindo o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom) pode ajudar a avaliar o risco de doença cardíaca. Começando aos 20 anos, os testes devem ser feitos a cada 5 anos, se os resultados forem normais. Em caso de resultados fora da normalidade ou com história familiar de doença coronariana é importante o acompanhamento médico de perto.
Toque retal - Dosagem de PSA total e livre para prevenção de doenças da próstata, precisam ser feitos anualmente, em homens acima dos 45 anos que tenham casos na família. Para aqueles sem antecedentes familiares de câncer de próstata devem fazer o exame uma vez por ano apartir 50 anos. Quem já apresentou alguma doença prostática deve fazer acompanhamento constante.
Sangue oculto nas fezes - É um exame que deve ser realizado pelo menos uma vez por ano em pessoas com mais de 50 anos como método preventivo de pólipos intestinais e câncer de cólon e como acompanhamento em caso de confirmação diagnóstica.
Autoexame das mamas - O tecido mamário também está presente no homem e o exame deve ser realizado mensalmente. Qualquer alteração deve se consultar com um médico de confiança ou um mastologista.
Exames oftalmológicos - São importantes para a prevenção do aparecimento de glaucoma e catarata. Consulte um oftalmologista anualmente apartir dos 50 anos, se você for diabético ou tiver histórico familiar de glaucoma. Depois dos 60 anos todos os homens devem fazer o exame preventivo oftalmológico de forma anual.
Exame odontológico - Deve ser realizado 1 vez por ano para avaliar a saúde dos dentes, gengiva, língua e boca como um todo o objetivo é prevenir o aparecimento de lesões suspeitas ou de câncer sobre tudo em pessoas tabagistas e que consumem bebidas alcoólicas.
Exame dos testículos - O câncer de testículo é o câncer mais comum em homens entre 15 e 35 anos e pode ser curado se detectado precocemente. O autoexame dos testículos deve ser realizado mensalmente procurando alterações na forma e tamanho, em caso de notar alguma anormalidade deve-se procurar imediatamente um médico. O exame clínico feito pelo médico deve ser realizado a cada 2 anos.
- Conitec abre consulta pública para o rastreamento de CCU
- ANS analisa inclusão para câncer de próstata
- Medicamento Asciminibe para LMC é incluído no plano de saúde
- Oncoguia participa em CP sobre novas embalagens de cigarros
- Conitec não inclui medicamento para câncer de mama
- Conitec inclui medicamento de CA de ovário e tireóide no SUS
- ANS analisa inclusões para cânceres hematológicos
- Oncoguia solicita manutenção de isenção de ICMS para oncologia
- Conitec abre CP para pacientes com LMC e câncer de ovário
- Oncoguia contribui em CP sobre câncer de pulmão e LMC na ANS
- Conitec não inclui medicamentos para ca de cabeça e pescoço
- Oncoguia faz reunião com Ministro e participa do Consinca
- ANS analisa inclusões para ca de pulmão e hematológicos
- Oncoguia questiona MS sobre andamento do grupo de trabalho de CCR
- Oncoguia pede programa de rastreamento de colorretal no SUS
- Enviamos ofício conjunto ao MS pedindo atualizações de PCDTs
- Oncoguia contribui para nova edição da Declaração TJCC
- Conitec inclui novo medicamento para próstata no SUS
- Oncoguia contribui em Protocolo de câncer colorretal do SUS
- Oncoguia contribui em CP de câncer de cabeça e pescoço e tireoide
- Conitec abre CP para pacientes de mama HER2-positivo
- Conitec incorpora a abiraterona para Câncer de Próstata
- Projeto de Lei inspirado em pesquisa do Oncoguia é sancionado
- Conitec abre consulta pública para síndrome mielodisplásica
- Contribuição Oncoguia na CP sobre tratamento do câncer de ovário
- Oncoguia contribui em CP de medicamentos para próstata no SUS
- Oncoguia contribui em consulta pública de LLC e linfoma na ANS
- Conitec abre consulta pública para câncer infantil
- Oncoguia pede urgência na regulamentação da nova Política Nacional de Câncer
- Conitec abre CP de diretrizes para o tratamento de CCR no SUS
- Conitec abre CP para câncer de cabeça e pescoço e tireoide
- Novas opções de tratamento são incluídas nos planos de saúde
- Conitec abre CP para câncer de próstata
- Publicada a Política Nacional de Cuidados Paliativos
- Presidente do Oncoguia recebe prêmio Maria Antonieta Regal Dutra por seu trabalho em prol de pacientes com câncer
- ANS abre CP para analisar o mesmo medicamento para LLC e LLPC
- Conitec abre CP de diretrizes para o tratamento de mieloma
- Conitec abre CP para câncer de ovário
- Conitec inclui novos tratamentos para câncer de pulmão
- ANS inclui novos tratamentos para CA de pulmão e próstata
- Conitec abre CP para leucemia e linfoma folicular
- ANS abre CP sobre tratamento do câncer de mama e LMC
- Conitec abre CP para protocolo de uso de terapia fotodinâmica
- Oncoguia contribui em consulta para tratamento de câncer de mama
- Campanha de multivacinação nas escolas públicas teve solicitação de deputada
- Mesa redonda debate desafios e conquistas da saúde da mulher brasileira
- Conitec inclui novos procedimentos e medicamento no SUS
- Oncoguia contribui em CP da ANS sobre câncer de pulmão e de próstata
- ANS abre CP sobre tratamento do câncer de pulmão e de próstata
- Conitec abre CP de diretrizes para o tratamento de câncer de mama
- Conitec abre CP para o tratamento do câncer de pulmão no SUS
- Ministério apresenta status atual para oferta de medicamentos oncológicos em atraso
- Oncoguia é convidado no 22° Encontro da Associação Brasileira de Registros de Câncer
- Câncer de Pulmão: Oncoguia integra debate no Fórum DCNTs 2023
- Oncoguia debate a participação de pacientes na Semana Brasileira de Oncologia
- Oncoguia solicita prioridade no tratamento de câncer de mama
- Oncoguia acompanha atraso de medicamentos oncológicos no SUS
- Organizações pedem revisão de veto ao PL de combate ao HPV
- ANS inclui medicamentos para câncer de endométrio e melanoma
- Sessão solene marca abertura do Outubro Rosa no Congresso
- Oncoguia participa de audiência pública do CECANCER
- ANS analisa tratamentos para câncer de mama e mieloma múltiplo
- Oncoguia passa a integrar Conselho Consultivo do INCA
- Oncoguia contribui em consulta pública sobre câncer colorretal
- 6ª edição do Coletivo Pink celebra mulheres que transformam o viver com o câncer de mama
- Oncoguia marca presença em audiência pública sobre a incorporação de medicamentos para o câncer de mama no SUS
- Oncoguia participa de debates importantes no 10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
- São Paulo aprova lei de transparência nas filas do SUS
- Dados de qualidade de vida são tema do 11º Congresso Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber Cancer Institute
- BlockchainRio Festival e lançamento da NFTeta Outubro Rosa
- Instituto Cabem Mais Vidas é lançado durante Simpósio
- Oncoguia discute oncologia em nível continental no 2º Simpósio Oncolatino e TJCC México 2023
- Conferência de Lideranças Femininas FEMAMA debate sobre a participação social
- Conitec abre CP para o tratamento do câncer de pulmão no SUS
- Medicamentos oncológicos aguardam medidas do Ministério
- AP debate prazo de atendimento oncológico na Saúde Suplementar
- Decisão sobre congelamento de óvulos de paciente oncológica
- Oncoguia contribui em duas CPs da Conitec para Mieloma
- Oncoguia contribui em consulta pública sobre o Alectinibe
- Deputada pede providências sobre Trastuzumabe Entansina ao MS
- Contribuição Oncoguia na Consulta Pública sobre Rituximabe
- 17° Conferência Nacional de Saúde tem propostas aprovadas sobre câncer
- Aprovado na Câmara PL da Política Nacional Oncológica
- ANS analisa tratamentos para melanoma e ca de endométrio
- PL cria Banco de informação sobre pesquisa clínica do câncer
- Resultados do PPA Participativo na saúde
- Oncoguia reforça posição da SBOC sobre uso de Talazoparibe
- Oncoguia envia ofício conjunto com outras ONGs sobre PL 2952
- Aprovada urgência de votação do PL da Política Oncológica
- Oncoguia contribui em consulta da Conitec sobre LMC
- Conitec abre Consulta Pública para o tratamento de mieloma múltiplo
- Conitec abre Consulta Pública para o tratamento de Câncer de Pulmão
- FAQ - Fita de Girassóis
- Rituximabe é incorporado ao SUS para tratamento de LLC
- Sancionada Lei sobre uso de fita com girassóis para deficiências ocultas
- Evento reuniu especialistas e ONGs para debater o atual cenário do câncer de rim no Brasil
- ANS inclui medicamentos de ovário, próstata e tireóide
- Aberta CP para inclusão de medicamento de CA de mama na ANS
- Oncoguia envia proposta no PPA participativo
- Oncoguia contribui com protocolo de câncer de mama do DF