Medicamentos usados no tratamento do câncer de glândula suprarrenal
Outros medicamentos, além de mitotano podem ser utilizados para bloquear a produção de hormônios ou diminuir os efeitos dos hormônios. O tratamento com alguns desses medicamentos pode precisar ser supervisionado por um endocrinologista, porque afetam vários sistemas hormonais.
Cetoconazol e metirapona reduzem a produção de hormônios esteroides suprarrenais. Isso pode aliviar os sintomas provocados por esses hormônios, mas não combatem o câncer.
Alguns medicamentos que bloqueiam os efeitos dos hormônios produzidos pelo tumor incluem:
- Espironolactona. Diminui o efeito da aldosterona.
- Mifepristone. Diminui os efeitos do cortisol.
- Tamoxifeno, toremifeno e fulvestranto. Podem bloquear os efeitos do estrogênio. Esses medicamentos são mais frequentemente utilizados para tratar certos tipos de câncer de mama, mas podem ser úteis em alguns pacientes (geralmente homens) com tumores suprarrenais que produzem estrogênio.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.