A medula óssea
A medula óssea é um tecido esponjoso, localizado na parte interna e central dos ossos, onde são produzidas as células sanguíneas. Uma pequena fração dessas células é um tipo especial de célula conhecida como células-tronco. As células-tronco do sangue são as responsáveis pela produção de todas as células sanguíneas no interior da medula óssea. Nesse processo, se desenvolvem em um dos três tipos principais de células.
- Glóbulos vermelhos. Os eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todos os outros tecidos do corpo.
- Glóbulos brancos. Os leucócitos ou glóbulos brancos são células de defesa, que ajudam o organismo a combater infecções.
- Linfócitos. Os linfócitos são as células que formam o tecido linfoide, que têm como principal função manter a imunidade. Alguns tipos de linfócitos produzem os anticorpos que ajudam o corpo a combater os germes. Outros tipos destroem diretamente os germes invasores, produzindo substâncias tóxicas que danificam as células.
- Granulócitos. Os granulócitos são células de defesa do organismo e são denominados assim devido a terem grânulos em sua estrutura. Esses grânulos contêm enzimas e outras substâncias que podem destruir micróbios, como as bactérias. Existem três tipos de granulócitos: neutrófilos, basófilos e eosinófilos, que se distinguem pelo tamanho e cor dos seus grânulos.
- Monócitos. Os monócitos são um tipo de células brancas do sangue, relacionadas com os granulócitos, que também ajudam a proteger o organismo contra bactérias. Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos, e são os responsáveis pela proteção dos tecidos.
- Plaquetas. As plaquetas são células pequenas responsáveis pela coagulação sanguínea.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.