Novidades no tratamento do câncer de pulmão
Muitas pesquisas sobre câncer de pulmão estão em andamento em centros médicos ao redor do mundo, promovendo grandes avanços em prevenção, diagnóstico e tratamentos. Confira alguns deles.
- Prevenção
Tabagismo. A prevenção continua sendo a maior oportunidade para combater o câncer de pulmão. Apesar de décadas de evidências comprovando a relação entre o tabagismo e o câncer de pulmão, o cigarro ainda é responsável pela maioria das mortes relacionadas à doença. As pesquisas continuam buscando:
- Métodos mais eficazes para ajudar as pessoas a parar de fumar, incluindo aconselhamento, reposição de nicotina e novos medicamentos.
- Maneiras de convencer os jovens a nunca começarem a fumar.
- Alterações herdadas nos genes que podem tornar algumas pessoas mais propensas ao câncer de pulmão se fumam ou estão expostas à fumaça passiva.
- Maneiras de entender por que não fumantes têm câncer de pulmão.
Causas ambientais. Pesquisas investigam outras causas do câncer de pulmão, como a exposição ao radônio e às emissões de motores a diesel. Encontrar novas formas de limitar essas exposições pode salvar muitas mais vidas.
Dieta, nutrição e medicamentos. Os pesquisadores estão explorando o uso de vitaminas e medicamentos para prevenir o câncer de pulmão em pessoas de alto risco. Embora algumas pesquisas sugiram que uma dieta rica em frutas e vegetais possa oferecer proteção, ainda não há conclusões definitivas. Vale lembrar que qualquer benefício proporcionado pela dieta é muito menor em comparação ao aumento do risco causado pelo tabagismo
Detecção precoce. A detecção precoce é crucial para reduzir a mortalidade por câncer de pulmão. Além do rastreamento com tomografias de baixa dose, outras abordagens estão em estudo, como:
- O uso de marcadores moleculares, como por exemplo, amostras de escarro, para o rastreamento do câncer de pulmão.
- Maneiras de usar as novas técnicas de broncoscopia no rastreamento do câncer de pulmão, como, por exemplo, a broncoscopia de autofluorescência.
- Diagnóstico
Atualmente, o diagnóstico de câncer de pulmão está baseado na biópsia de tecido. Entretanto, os pesquisadores continuam buscando outras formas de obter um diagnóstico precoce, por exemplo:
- Maneiras de observar as amostras de sangue para diagnosticar células tumorais ou partes de células tumorais.
- Maneiras de observar as amostras de escarro para diagnosticar células tumorais ou partes de células tumorais
- Tratamento
Os pesquisadores continuam focados em buscar um melhor entendimento de como destruir as células tumorais de forma eficaz. Embora já se conheça bem a terapia-alvo e a imunoterapia, ainda não está claro quando esses tratamentos devem ser administrados, por exemplo, se antes e/ou depois da cirurgia e se devem ser combinados com a quimioterapia. Além disso, as respostas a todas essas perguntas variam com o estadiamento da doença, uma vez que cada estágio é tratado de forma diferente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.