Novidades no tratamento do câncer de laringe e hipofaringe
Muitas pesquisas sobre câncer de laringe e hipofaringe estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços sobre as causas, prevenção e tratamentos.
- Alterações genéticas
Uma grande parte das pesquisas está voltada a um melhor entendimento de como as alterações em certos genes tornam as células da laringe ou hipofaringe cancerígenas. Isso pode permitir a identificação de quais cânceres seriam mais difíceis de serem tratados e aqueles mais propensos a recidivarem após o tratamento.
Os pesquisadores esperam que essa informação possa levar ao desenvolvimento de melhores exames para a detecção precoce e novos tratamentos específicos.
- Cirurgia
Os médicos continuam aprimorando as técnicas cirúrgicas para limitar a quantidade de tecido normal removida junto com o tumor. Isso ajudaria a limitar os efeitos colaterais após o tratamento.
Uma técnica cirúrgica em estudo é a cirurgia robótica transoral. Nessa cirurgia, o cirurgião utiliza braços robóticos para manusear os instrumentos. Essa técnica requer incisões menores, podendo diminuir os efeitos colaterais. A cirurgia videolaringoscópica transoral é outro método cirúrgico que pode ser útil para a retirada de tumores pequenos poupando tecidos saudáveis.
- Quimioterapia e quimiorradioterapia
Novos medicamentos quimioterápicos e novas combinações de medicamentos estão sendo estudados com diferentes técnicas de radioterapia, esquemas e doses para avaliar as melhores abordagens para o tratamento de forma mais eficaz do que a quimiorradiação convencional.
- Terapia-alvo
À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre as mudanças nas células que causam o câncer, eles têm sido capazes de desenvolver novos tipos de drogas que visam atacar receptores específicos. A terapia-alvo consiste justamente nesse tratamento, que ataca especificamente essas moléculas, que sabidamente estão envolvidas no crescimento e disseminação das células cancerígenas. Estudos estão avaliando se ela também pode ajudar no tratamento dos cânceres de laringe e hipofaringe.
Inibidores do EGFR. O câncer laringe e hipofaringe espinocelular muitas vezes apresenta níveis anormalmente elevado do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR). O EGFR ajuda as células cancerígenas a crescerem fora de controle. Os medicamentos que bloqueiam o EGFR, como o cetuximabe, podem retardar o crescimento das células cancerígenas. Ele foi aprovado para uso contra alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço, mas vários outros inibidores de EGFR estão sendo estudados. O cetuximabe também está em estudo para uso com outras terapias-alvo e com medicamentos imunoterápicos. Esses medicamentos parecem respondem melhor quando combinados com outros tratamentos, como radioterapia e quimioterapia.
- Imunoterapia
A imunoterapia vem sendo usada como tratamento em vários tipos de câncer e pode ser uma opção para alguns pacientes com câncer de laringe e hipofaringe. Os imunoterápicos são medicamentos que estimulam o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e destruir as células cancerosas de forma mais eficaz.
Os medicamentos imunoterápicos, como pembrolizumabe e nivolumabe, podem ser usados em pacientes com doença disseminada ou que recidivaram após a quimiorradiação. Atualmente, os estudos estão avaliando se esses medicamentos podem ser administrados isoladamente ou junto com a quimioterapia antes da cirurgia ou da radioterapia no tratamento de tumores em estágio inicial.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/01/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.