Novidades no tratamento do sarcoma de partes moles
Muitas pesquisas sobre sarcoma de partes moles estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços na classificação dos tumores e em seus tratamentos.
- Pesquisa básica
Os pesquisadores têm uma melhor compreensão de como certas alterações no DNA das células dos tecidos moles causam o sarcoma. Essa informação já está sendo aplicada ao desenvolvimento de novos exames para diagnosticar e classificar os sarcomas. Isso ajudará os médicos a escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada caso. Espera-se que essa informação leve a novas estratégias de tratamento para esse tipo de câncer, com base nas diferenças específicas entre as células normais e malignas dos tecidos moles.
- Classificação
A classificação da maioria dos sarcomas é baseada principalmente na sua aparência sob um microscópio. Estudos recentes mostraram que vários tipos de sarcomas de partes moles podem ser muito parecidos quando vistos ao microscópio. Ao usar novos métodos de laboratório, os pesquisadores detectaram que a maioria dos cânceres relacionados como o histiocitoma fibroso maligno são realmente formas de lipossarcoma, rabdomiossarcoma, leiomiossarcoma, outros sarcomas e até mesmo carcinomas ou linfomas. Determinar quais exames devem ser feitos para classificar claramente os diferentes tipos de sarcoma de partes moles é outra questão para decidir sobre o melhor tratamento a ser realizado para cada paciente.
- Radioterapia
Os pesquisadores estão verificando a melhor forma de realizar o tratamento radioterápico. Estão sendo realizados estudos comparando o uso da radioterapia antes e depois da cirurgia para verificar a eficácia do tratamento na cicatrização das feridas e dos efeitos colaterais a longo prazo. Também estão avaliando os diferentes tipos de tratamento, doses e esquemas de administração, para encontrar as melhores e mais seguras formas de tratamento. Os pesquisadores também estão estudando qual a dose de radiação ideal a ser administrada após a cirurgia.
- Quimioterapia
As pesquisas ativas em quimioterapia para sarcomas de partes moles incluem o estudo de novos medicamentos e novas formas de administrar os medicamentos disponíveis.
- Terapia-alvo
Existem muitas pesquisas em andamento sobre o uso de terapias-alvo. Esses medicamentos bloqueiam especificamente as moléculas das células cancerígenas que provocam o crescimento do tumor.
- Medicamentos antiangiogênicos
Medicamentos que bloqueiam a formação de novos vasos sanguíneos podem ajudar a destruir sarcomas, impedindo sua nutrição através dos vasos sanguíneos. Esses medicamentos estão sendo testados em muitos estudos.
- Outros tratamentos
Muitos outros tratamentos estão sendo avaliados e estão disponíveis apenas em ensaios clínicos, exemplos incluem tratamentos com vacinas e terapias com células T para pacientes com sarcomas de partes moles avançados. Também está sendo avaliado o uso da hipertermia e da criocirurgia para destruir tumores. A maioria desses estudos ainda está em estágio inicial e demorará algum tempo até que se possa conhecer sua eficácia para o tratamento de pacientes com sarcoma de partes moles.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 06/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.