Novidades no tratamento do câncer de timo
Pesquisas sobre câncer de timo estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços em prevenção e tratamentos.
Como os tumores do timo são raros, para decidir quais tratamentos são indicados para cada tipo e estadiamento do tumor são reunidas informações a partir de estudos clínicos. Por exemplo, o papel da quimioterapia no tratamento de timomas ainda está sendo avaliado. Além disso, novos tratamentos estão em desenvolvimento e em fase de testes. Por exemplo, foi sugerido que a quimioterapia intratorácica hipertérmica durante a cirurgia pode ser útil em cânceres tímicos em estágio avançado. Entretanto, mais pesquisas ainda são necessárias.
Os pesquisadores estão procurando maneiras mais precisas de prever a agressividade de cada tumor para que o tratamento possa ser apropriadamente selecionado para cada paciente.
Aperfeiçoar os exames de imagem também ajudará a decidir quais tumores poderão ser removidos com segurança cirurgicamente.
Alguns estudos estão avaliando se a administração da quimioterapia e/ou radioterapia antes e/ou após aa cirurgia evitará a recidiva da doença.
A remoção ou destruição de todas as células cancerígenas não é a única consideração no tratamento dos pacientes com timomas. Algumas síndromes paraneoplásicas podem persistir mesmo após o término do tratamento. Os pesquisadores estão estudando as causas dessas síndromes para definir a melhor forma de tratá-las.
Embora a quimioterapia, muitas vezes, possa diminuir o tamanho dos tumores tímicos, nem sempre é eficaz e pode ter efeitos colaterais importantes. Os medicamentos quimioterápicos atuam atacando as células de crescimento rápido, o que é a principal causa dos efeitos colaterais. Atualmente, os pesquisadores estão focados em desenvolver medicamentos que produzam menos efeitos colaterais. Novos estudos estão testando o uso de terapias-alvo para o câncer de timo. Essas terapias-alvo incluem drogas anti-angiogênese e medicamentos antifator de crescimento tumoral. Alguns desses medicamentos já estão sendo utilizados para tratar outros tipos de câncer. Estes medicamentos incluem o cetuximabe, sunitinibe, avelumabe, pembrolizumabe, erlotinibe e bevacizumabe. Outros em fase de estudo, ainda não estão aprovados para o tratamento de qualquer tipo de câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 04/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.