Novidades no tratamento do sarcoma de Kaposi
Muitas pesquisas sobre sarcoma de Kaposi estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços em prevenção e tratamentos. Confira alguns deles.
- Prevenção
Provavelmente, o maior avanço na prevenção do sarcoma de Kaposi relacionado a AIDS tenha sido o desenvolvimento de medicamentos para o controle da infecção por HIV e AIDS. Isso reduziu as chances de aparecimento do sarcoma de Kaposi.
Exames para diagnosticar o vírus herpes do sarcoma de Kaposi (KSHV), que provoca o sarcoma de Kaposi, poderiam ajudar a gerenciar os pacientes em risco para a doença incluindo aqueles infectados com HIV ou os transplantados que usam medicamentos para suprimir o sistema imunológico.
Vários medicamentos, como o valganciclovir, usados para tratar o herpes e o citomegalovírus (CMV) também podem ajudar a tratar infecções SKHV. Esses medicamentos bloqueiam as células infectadas com KSHV de produzir o vírus, embora não trate a doença, uma vez que ela já se desenvolveu.
- Tratamento
Os pesquisadores estão estudando novas e diferentes formas de tratar a doença.
As lesões do sarcoma de Kaposi dependem da formação de novos vasos sanguíneos para seu desenvolvimento. Os inibidores da angiogênese, que bloqueiam o crescimento dos vasos sanguíneos nos tumores, podem ajudar a tratar essas lesões. Por exemplo, em um estudo, o bevacizumabe se mostrou capaz em reduzir ou deter o crescimento de algumas lesões do sarcoma de Kaposi. Outros estudos com esse medicamento e outros inibidores da angiogênese, como sirolimus e everolimus, estão em andamento.
Os agentes imunomoduladores que estimulam o sistema imunológico e afetam o crescimento dos vasos sanguíneos, podem ser úteis contra o sarcoma de Kaposi. Em estudos prévios, a talidomida mostrou ser capaz de diminuir algumas lesões, mas seus efeitos colaterais tornam inviável seu uso. Medicamentos relacionados, como a lenalidomida e o pomalidomida, que tendem a ter menos efeitos colaterais, já estão sendo estudados.
Uma série de medicamentos estão sendo estudados para uso contra o sarcoma de Kaposi, incluindo bortezomibe, imatinibe e sorafenibe.
A pesquisa sobre vacinas para o HIV e os medicamentos antirretrovirais também podem ter um grande impacto sobre o sarcoma de Kaposi relacionado com a AIDS.
O KSHV também oferece um novo alvo para os medicamentos para sarcoma de Kaposi e terapia biológica. Estudos clínicos estão avaliando se as terapias antivirais que têm como alvo o KSHV podem ser utilizadas para o sarcoma de Kaposi.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.