Nutrição após a gastrectomia
Mantendo/ganhando peso
Ter um peso corporal saudável pode ser um desafio quando não se tem o estômago. Síndrome de dumping, má absorção e saciedade precoce são consequências da cirurgia que podem dificultar a ingestão de calorias suficientes para manter ou recuperar o peso.
Muitas vezes, a rápida perda de peso associada a uma gastrectomia costuma, também, estar associada à perda de massa muscular. Isso pode aumentar a fadiga e afetar o sistema imunológico. Nesse sentido, o objetivo do acompanhamento nutricional é minimizar a perda de peso se você estiver com um peso saudável ou evitar a perda de mais do que um quilo por semana se estiver acima do peso.
Os efeitos fisiológicos de uma gastrectomia podem variar muito de pessoa a pessoa. Algumas podem sofrer de síndrome de dumping e precisam evitar todos os doces. Outras podem ingerir alguns doces como parte de uma dieta saudável. Algumas serão intolerantes à lactose e outras não terão problemas em ingerir produtos lácteos. Por essa razão, é importante registrar em um diário os alimentos e líquidos ingeridos diariamente, bem como os efeitos colaterais apresentados, por algumas semanas, para poder ir adaptando a dieta gradualmente. Uma sugestão é, ao adicionar novos itens à dieta, fazer isso separadamente, para identificar qual não é tolerável.
Dicas para promover o ganho de peso depois da retirada do estômago
- Comer alimentos ricos em calorias. O objetivo é manter o peso. As calorias são a primeira prioridade do organismo. Em uma situação em que não é recomendado comer grandes quantidades, um jeito de ingeris calorias suficientes é optar por alimentos altamente calóricos em pequenas quantidades. Limite alimentos e bebidas com poucas calorias.
- Comer vários tipos de alimentos. Adicione gradualmente alimentos à dieta para incluir frutas, vegetais, grãos integrais, alimentos ricos em proteínas, laticínios, etc.
- Fazer pequenas refeições com frequência (seis a oito vezes por dia). Procure não ficar mais do que duas ou três horas sem se alimentar durante o dia. Será difícil obter a nutrição necessária com apenas três refeições por dia considerando que você não poderá ingerir grandes quantidades de alimentos.
- Adicione calorias sempre que possível. Antes de comer, se questione: "O que posso adicionar à minha refeição para ter mais calorias?”
- Ingerir apenas líquidos nutritivos. Líquidos ricos em nutrientes, como sucos naturais e vitaminas, fornecem muitas calorias e, às vezes, são mais fáceis de ingerir do que alimentos sólidos, especialmente logo após a cirurgia.
- Pensar no alimento como um medicamento. Lembre-se de que seu apetite não será mais o mesmo! Você pode não sentir fome. Além disso, sem o estômago, você não será capaz de lidar com porções regulares de comida. Mesmo que você não esteja com fome, é importante lembrar que a nutrição é parte vital da sua saúde. Programe suas refeições e lanches como faria com seus medicamentos.
A seguir, apresentamos uma lista de sugestões de alimentos ricos em nutrientes para ajudar a ganhar ou manter o peso. Eles devem ser adicionados à dieta com base na situação individual de cada pessoa. Aumentar a gordura é uma maneira de aumentar as calorias sem adicionar volume. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em tolerar alimentos ricos em gordura após uma gastrectomia. Se for o seu caso, prefira produtos com menos gordura. Mas, se não tiver certeza se tolerará um alimento, comece com uma porção pequena e aumente gradualmente a quantidade.
Alimentos ricos em nutrientes (alto teor calórico, alto teor proteico)
Procure aumentar as calorias dos alimentos adicionando…
Sugestões para refeições e lanches ricos em nutrientes
- Aveia com leite integral ou meio a meio e manteiga.
- Omelete de queijo ou presunto.
- Purê de batatas, com molho.
- Banana e creme de amendoim.
- Salada de atum ou ovo, sozinha ou em sanduíche.
- Macarrão com molho Alfredo.
- Espaguete ou macarrão, com azeite e queijo parmesão.
- Frutas com queijo cottage, creme de leite, chantilly ou maionese.
- Ovo cozido.
Suplementos nutricionais comerciais
Às vezes é difícil obter todas as calorias e proteínas e pode ser necessário suplemento nutricional para aumentar a dieta. Os suplementos comerciais estão disponíveis em supermercados e farmácias, além de serem comercializados on-line. No entanto, é muito importante se consultar com o seu médico antes de começar qualquer suplementação. Não tome nada sem a indicação médica.
Texto originalmente publicado no site da No stomach for cancer, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.