O ânus
O ânus é um orifício na extremidade distal e inferior do intestino. O canal anal liga a parte distal do intestino grosso ao ânus e à parte externa do corpo.
Conforme o alimento é digerido, ele passa do estômago para o intestino delgado e em seguida, para o intestino grosso. O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos e os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo. A partir daí, as fezes são eliminadas para fora do corpo passando pelo ânus por meio dos movimentos peristálticos do intestino.
O revestimento interior do canal anal é a mucosa, onde se inicia a maioria dos tumores do ânus. Na mucosa são encontradas glândulas e dutos que produzem muco, que atua como lubrificante.
As células do canal anal mudam conforme vão do reto para a borda anal:
- As células acima do canal anal (no reto) e na parte estreita do canal próxima ao reto têm a forma de minúsculas colunas.
- A maioria das células localizadas no meio do canal anal tem a forma de cubos e são denominadas células transicionais, por isso essa área é chamada de zona de transição.
- No meio do canal anal está localizada a linha dentada, onde a maioria das glândulas anais despeja muco no ânus.
- Abaixo da linha denteada estão as células planas (escamosas).
- Na borda anal, as células escamosas do canal anal inferior se fundem com a pele do lado de fora do ânus. Essa pele ao redor da margem anal (pele perianal ou margem anal) é formada por células epidermoides, mas contém glândulas sudoríparas e folículos pilosos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 13/11/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.