O cuidador
Cuidador é a pessoa que ajuda, que cuida de um paciente com câncer com uma frequência regular sem qualquer remuneração. Na maioria dos casos, quem exerce essa função é um familiar, que pode ser o cônjuge, companheiro(a), pais ou filhos. Quando a família não mora próxima, amigos ou vizinhos podem assumir essa responsabilidade. O cuidador tem um papel fundamental na atenção ao paciente com câncer, influenciando diretamente no bem-estar físico e emocional do mesmo.
Atualmente, a maioria dos tratamentos contra o câncer é feita em regime ambulatorial. Isso significa que pode ser necessária a presença de um acompanhante para que os cuidados diários do paciente e aqueles com necessidades especiais sejam atendidos a domicílio. Como resultado, os cuidadores acabam assumindo diferentes papéis, que mudam durante e após o tratamento da doença.
Como cuidador, você tem uma grande influência sobre como o paciente com câncer lida com a doença. Seu incentivo e apoio são fundamentais durante todos os momentos, ajudando inclusive no seguimento correto do esquema de tratamento proposto e nos cuidados adicionais, como a importância das refeições saudáveis e dos momentos de descanso.
Aqui, daremos uma ideia do papel do cuidador de um paciente com câncer e daremos algumas dicas sobre como cuidar de si mesmo durante esse período.
- Funções do cuidador: esperadas e não tão esperadas assim
- O que você pode sentir ao ser um cuidador?
- Sim, você também precisa se cuidar
- Tire um tempo para você
- Conheça suas limitações
- Encontrando suporte para si mesmo
- Peça ajuda a outras pessoas
- Cuidando dos seus filhos durante esse período
- Como ser um cuidador e manter seu emprego
- Se você errar...
- Tomando decisões pelo e com o paciente