O impacto dos atrasos dos tratamentos na vida dos pacientes
Raimunda dos Santos entrou em contato conosco em fevereiro deste ano para ajudar um amigo da igreja que frequenta. Francisco das Chagas está com câncer colorretal, já passou por quimioterapia e radioterapia e precisava seguir com a realização de cirurgia. O procedimento estava marcado para 22 de fevereiro, no entanto, ao chegar ao hospital São Paulo, foi informado de que os médicos estavam de greve e que não havia previsão de nova data para a realização da operação.
Segundo Raimunda, em março de 2020, ela notou que Francisco ia com muita frequência ao banheiro e resolveu levá-lo ao pronto-socorro do hospital São Paulo, onde foi diagnosticado o tumor. Em outubro ele terminou a quimio e a radio e o médico disse que dentro de 8 semanas, ele faria a cirurgia. Mas isso não aconteceu. Em fevereiro de 2021, quando a cirurgia foi cancelada por conta da greve, Raimunda ficou preocupada e foi atrás de orientação.
"Eu sabia que o paciente tinha alguns direitos e comecei a pesquisar para ajudá-lo. Aí encontrei o Oncoguia. Vocês me explicaram que, como ele já tinha feito quimio e radioterapia, não se encaixava mais na lei dos 60 dias, mas me orientaram sobre o que eu poderia fazer para tentar resolver o problema", conta Raimunda.
Monice Karolis, da nossa equipe de atendimento ao paciente pelo telefone 0800 773 1666, orientou que enviassem um e-mail para a ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde, para a ouvidoria do hospital e para a Diretoria Regional de Saúde.
Após seguir nossas orientações, Raimunda obteve um retorno do hospital São Paulo informando que a chefia da área de gastro estava ciente da situação. Depois disso, o procedimento foi remarcado para 12 de março. No dia 10, Francisco internou, porém foi identificado um novo crescimento do tumor, o que impossibilitou a realização da cirurgia. O paciente foi orientado a fazer novas sessões de quimioterapia e radioterapia.
"Infelizmente a demora para a cirurgia prejudicou o caso do Francisco. Mas a orientação de vocês foi muito precisa e ajudou muito. Hoje, se conheço alguém com qualquer problema relacionado ao câncer, indico o Oncoguia", finaliza.
Nossa equipe está preparada para entender os seus desafios e dificuldades e te orientar de forma personalizada. Se você é paciente, familiar ou amigo de alguém com câncer e precisa de ajuda, conte conosco! As ligações são gratuitas pelo telefone 0800 773 1666 e atendemos de segunda a sexta, das 10h às 17h.